Será o fim do dinheiro em papel no Brasil?

dinheiro

O Banco Central, com o objetivo de facilitar e agilzar transferências e pagamentos entre pessoas, órgãos e empresas, lançou na quarta-feira (19), um novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, o PIX.

Agora, as transações serão feitas de maneira segura e célere, sem limite de horário e com recebimento automático em menos de 10 segundos. Por meio do PIX será possível enviar e receber quantias a partir de diversos meios em tempo real. O sistema estará disponível a partir de novembro.

O PIX chega como alternativa para efetuar transações, além dos modelos já existentes, como DOC, TED, cheque, boleto e cartões. Os pagamentos e transferências instantâneas poderão ser feitos a partir do uso de informações simples, como CPF, CNPJ, e-mail ou número de celular, e também com o uso de QR Codes.

Um exemplo da utilização dos QR Codes seria no transportes públicos, onde o passageiro embarcaria no ônibus e na hora de atravessar a catraca leria o QR Code fixado, realizando o pagamento.

ITAU LANÇA O ITI

O Banco Itaú lançou o aplicativo ITI que já funciona no modelo do PIX. Com ele é possível fazer pagamentos. receber e transferir valores através do aplicativo do celular.

Ela inova em funcionalidades como o pagamento via QR Code e a ausência de cobrança de taxas em transferências. E não precisa ser correntista do Itaú para utilizar o aplicativo.

No aplicativo é possível cadastrar o cartão de crédito ou fazer depósitos para ter saldo em conta.

baixe agora o app e embarque nessa!

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Sair da versão mobile