Hoje (11), o Copom (Comitê de Política Monetária) aumentou a taxa básica de juros, a Selic, que antes era de 11,25% para 12,25%. Além disso, houve anúncio de mais duas altas de mesma magnitude nas primeiras reuniões de 2025.
O aumento superou a mediana das projeções do mercado, que previa alta de 75 pontos-base, mas esteve alinhado com a precificação de 70% das apostas no pregão desta quarta-feira.
Decisão do Copom para a Selic
O Copom justificou a decisão com base em um cenário econômico que se tornou mais adverso. Segundo o comunicado, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre indicou uma expansão acima da capacidade produtiva da economia, pressionando a inflação.
Ao mesmo tempo, verificou-se por eles que a inflação está acima do teto da meta, com expectativas deterioradas para 2024 e 2025, segundo o Boletim Focus e as próprias projeções do Banco Central.
Para o horizonte relevante da política monetária, que inclui o segundo trimestre de 2026, o Copom estima um IPCA de 4% no acumulado de 12 meses, acima da meta de 3% ao ano. O comunicado reafirma o compromisso com o controle da inflação, mas sugere que o cenário exigirá medidas mais duras para alcançar a estabilidade econômica.
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
