Reajuste do salário mínimo deixa população inconformada; menor em 24 anos

PIB

O reajuste do salário mínimo de apenas 1,81% resultando em um aumento de apenas R$ 17, deixa a população inconformada. Com o aumento o salário vai para R$ 954, o reajuste foi o menor dos últimos 24 anos.

Cerca de 45 milhões de pessoas recebem um salário mínimo no Brasil, incluindo aposentados e pensionistas que tem os rendimentos pagos pelo governo federal.

O reajuste do salário mínimo é feito seguindo uma fórmula que leva em consideração a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, calculado pelo IBGE e o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

No caso de 2018, esta sendo somado o resultado do PIB de 2016 como NPC de 2017. Como o resultado do PIB de 2016 foi negativo, no caso teve queda de 3,6% em 2016, então o reajuste é feito apenas pela variação do INPC, que foi de 1,81% conforme estimativa do governo.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Sair da versão mobile