Previsão de seca no Estado de São Paulo reforça a necessidade de reúso da água

Sistema Cantareira

Sistema Cantareira

Com o alerta emitido pela SP Águas sobre a estiagem prolongada prevista para atingir o Estado a partir de maio, especialistas reforçam a importância do reúso da água como medida estratégica para enfrentar a escassez hídrica. Fernando Carvalho, Diretor Presidente da Opersan, empresa especializada em soluções ambientais, alerta que indústrias, governos e a sociedade precisam se preparar para lidar com eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas.

Os recentes períodos de seca, como os registrados em 2024 e previstos para 2025, evidenciam três graves consequências das mudanças climáticas:

  1. Risco ao abastecimento de água potável
  2. Aumento nos preços dos alimentos devido ao aquecimento global
  3. Crescimento de doenças como dengue, que já apresenta números alarmantes este ano

Dados preocupantes publicados na revista “Science” colocam o Brasil entre as dez regiões mais afetadas por secas prolongadas no mundo. “Além das ações governamentais, o setor industrial tem papel fundamental na busca por soluções sustentáveis”, destaca Fernando Carvalho.

O executivo enfatiza que o reúso de água, possibilitado por modernas tecnologias de tratamento de efluentes, representa uma solução eficiente para:

Carvalho também chama atenção para os desafios da poluição por contaminantes emergentes, que não são eliminados pelos métodos convencionais de tratamento e representam grave ameaça ambiental. “O tratamento adequado de efluentes gera volumes significativos de água reutilizável, mas exige rigoroso cumprimento das normas ambientais para garantir qualidade e descarte correto de resíduos”, explica.

O especialista conclui que, diante da crise hídrica iminente, “o reúso de água e o tratamento de efluentes deixam de ser opções para se tornarem obrigações compartilhadas entre empresas, poder público e população, exigindo parcerias com fornecedores qualificados e confiáveis”.

Sair da versão mobile