Nova lei pode obrigar condomínios a aceitarem carregadores de carros elétricos; o que muda na prática para moradores?

carro elétrico

O Estado de São Paulo sancionou uma nova lei que garante a moradores de condomínios residenciais e comerciais o direito de instalar estações individuais de recarga para veículos elétricos em suas vagas de garagem. Pelo texto aprovado, os condomínios não poderão impedir a instalação dos equipamentos, salvo em casos de impedimento técnico ou risco à segurança, devidamente fundamentados e documentados. 

O aumento contínuo na adoção de veículos elétricos gera demanda por infraestrutura de recarga, tanto pública quanto domiciliar. A lei paulista busca justamente facilitar a recarga domiciliar em condomínios, ao mesmo tempo em que estabelece parâmetros técnicos e de segurança claros.

A discussão traz à tona questões relevantes para síndicos, administradoras e moradores, como a capacidade da infraestrutura elétrica do prédio, critérios de segurança, responsabilização por custos de instalação e gestão eficiente da rede.

Para Thiago Castilha, diretor da E-Wolf, empresa especializada em soluções de recarga para veículos elétricos, a nova lei traz segurança jurídica, mas exige planejamento técnico. “A recarga de veículos híbridos ou elétricos, seja em casa ou condomínio residencial, exige que sejam seguidos todos os procedimentos de segurança exigidos pela ABNT, pois é essencial que haja uma instalação correta tanto para a segurança do condutor, quanto para a preservação da vida útil da bateria. Sendo assim, a recomendação para quem deseja instalar um ponto de recarga é optar por carregadores com inteligência, visto que eles possibilitam um monitoramento, inclusive de alerta, em caso de qualquer anormalidade”, afirma. 

Atualmente, a empresa, que já instalou mais de 20 mil carregadores residenciais e mais de 200 eletropostos públicos, atua com equipamentos homologados e tecnologia compatível com os padrões das principais montadoras globais. No Brasil, é parceira oficial da BYD, que lidera o mercado com recordes sucessivos de vendas, além de representar marcas como Zeekr, Omoda & Jaecco, e ser distribuidora exclusiva da Wallbox.

Sobre a E-Wolf

A E-Wolf é do Grupo WMP, divisão dedicada à eletromobilidade. A empresa oferece soluções completas em equipamentos de recarga de veículos híbridos e elétricos, atendendo desde a frota de veículos leves até os mais pesados, com opções de recarga normal e rápida, que são compatíveis com as exigências das montadoras americanas, europeias e asiáticas.

No Brasil, a E-Wolf é parceira oficial da BYD, líder de carros elétricos no mundo. Além disso, é distribuidora exclusiva dos carregadores da Wallbox. Todas estas soluções estão disponíveis para recarga normal, semirrápida, rápida e ultrarrápida. Atualmente a empresa conta com mais de 250 projetos de frotas de empresas, mais de 50 eletropostos instalados e mais de 2500 carregadores residenciais vendidos.

Vale destacar que, com 60 anos de atuação, o grupo WMP é referência no setor de equipamentos para os setores de petróleo, automotivo e agora, energia.

Sair da versão mobile