Detran-SP e Poupatempo realizam neste sábado (24) novo mutirão para a regularização da CNH

O Detran-SP, em parceria com o Poupatempo, promove no próximo sábado (24) novo mutirão para quem precisa regularizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na ação, 10,8 mil vagas estão disponíveis em 230 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado de São Paulo. Os postos localizados nas cidades de Atibaia, Bebedouro, Bertioga, Caçapava, Capivari, Ibaté, Itatinga, José Bonifácio, Laranjal Paulista, Lucélia, Mirandópolis, Olímpia, Pirapozinho, Rio Claro, Santa Fé do Sul e São João da Boa Vista não funcionarão no dia 24, devido a feriados municipais e, por isso, não participarão do mutirão deste sábado.


Esta é a segunda ação do tipo realizada este mês. Na última semana, 9,5 mil atendimentos foram concluídos nos postos do Poupatempo. O mutirão tem como foco atender os motoristas que precisam regularizar a documentação até o próximo dia 30 de junho. São casos de condutores que tiveram o documento vencido originalmente em outubro de 2022, cujo prazo de renovação havia sido estendido, conforme Resolução 894/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Anuncio



Vale lembrar que, para os cidadãos que possuem o vencimento da habilitação previsto para este ano (a partir de janeiro de 2023), o prazo para a renovação da CNH é regular – ou seja, no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento.


É importante reforçar aos motoristas que, em caso de fiscalização de trânsito, não ter regularizado o documento no prazo correto é considerada uma infração gravíssima, com uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Agendamento obrigatório

O agendamento para o atendimento no mutirão do próximo sábado é obrigatório e está disponível a partir desta quarta-feira (21), de forma gratuita, nos canais eletrônicos oficiais do programa: portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.Renovação digital: veja o passo a passo


Para quem não puder comparecer no mutirão, o Detran-SP oferece o serviço de renovação da CNH de forma online. O cidadão deve acessar os canais digitais

(www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.
Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP. Nos casos de motoristas que exercem atividade remunerada é necessário que façam também avaliação psicológica.


Para as renovações das categorias C, D ou E, o condutor deve agendar e realizar o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a coleta do material para análise, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.


Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Detran-SP e Poupatempo.


Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço de sua preferência.

Serviço: 

Mutirão Poupatempo para renovação de CNH com 10,8 mil vagas distribuídas entre os 230 postos 

Data: sábado, dia 24 de junho  

Horário: das 7h às 13h ou das 9h às 13h, de acordo com a unidade escolhida. Para consultar os endereços e horários, basta acessar www.poupatempo.sp.gov.br 

Sair da versão mobile