Connect with us

Policial

PF prende 15 pessoas e desarticula tráfico internacional de drogas no Viracopos

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Vagas de emprego para o aeroporto de Viracopos

A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (6) 15 pessoas envolvidas com um esquema de facilitação do envio de cargas de cocaína para o exterior por meio do Aeroporto de Viracopos em Campinas, interior de São Paulo. Outros dois acusados de tráfico internacional de drogas estão foragidos e um não foi encontrado, mas há previsão de que ele se apresente entre hoje e amanhã.  As prisões fazem parte da Operação Airlane, um desdobramento da Operação Overload, deflagrada em outubro do ano passado.ebcebc

Com as prisões de hoje a PF considera que tenha desarticulado definitivamente a organização criminosa. Além dos investigados nas fases anteriores, um novo integrante foi acrescentado, com dois mandados de busca e apreensão em sua casa e no escritório. Trata-se de um despachante aduaneiro que, segundo as investigações, facilitava as operações de transporte de cocaína para o exterior, misturando o entorpecente em cargas de alimentos que seriam exportados.

Anuncio


Pelo menos 270 kg da droga foram enviados para a Europa por meio do Aeroporto de Viracopos. As investigações também apontaram que outros 500 kg saíram do Brasil pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, com auxílio dessa organização, que contava com o auxílio de dois policiais, um militar (já preso) e outro civil (não encontrado). De acordo com a PF, os dois atuavam com o tráfico, extorsão, extorsão mediante sequestro e obtenção de diplomas falsos.

A atual fase de investigação foi concluída após mais de 60 exames periciais, 45 relatórios de análises de informações contidas em dispositivos e documentos apreendidos, compreendendo quase 10 mil páginas de instrução. O primeiro desdobramento foi em dezembro de 2020 durante Operação AKE.

O segundo, a Operação Lavaggio em fevereiro de 2021. Na Operação Overload, a PF descobriu o esquema operando a partir de Viracopos, envolvendo empregados de empresas terceirizadas, de companhia aérea, integrantes das Forças de Segurança Pública e estrangeiros em solo europeu.

Advertisement

Nesse momento foram presas temporariamente 32 pessoas, além da apreensão de veículos e dinheiro no valor aproximado de R$ 3 milhões. Depois de 30 dias de prisão a Justiça soltou os presos.

A partir de então a PF passou a analisar os documentos e dispositivos apreendidos e representar sistematicamente pela prisão preventiva de todos os envolvidos. Parte destes foram presos novamente em dezembro e fevereiro durante as operações seguintes.

“Finalmente consideramos essa quadrilha definitivamente desarticulada. Haverá desdobramentos e novas investigações porque a riqueza de material e documentos apontam para outros crimes e envolvimento de outras pessoas. Até o exaurimento de todos os crimes ainda há possibilidade de desdobramentos. O fim dessa quadrilha era uma questão profissional para os policiais envolvidos na investigação, que não estavam satisfeitos, em razão dos crimes cometidos e do poder de articulação”, disse o delegado chefe da Delegacia da Polícia Federal em Campinas, Edson Geraldo de Souza.

fonte ebc

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Policial

Carro pega fogo após sair de oficina em Hortolândia: suspeita é de curto circuito

Avatar de Redação

Published

on

fogo

Um incidente em Hortolândia chamou a atenção dos moradores na manhã de ontem (21), quando um carro pegou fogo após sair de uma oficina localizada no bairro Vila Real.

Segundo informações, a Polícia Militar foi acionada imediatamente, assim como o Corpo de Bombeiros, para conter as chamas que consumiam o automóvel. O veículo começou a pegar fogo enquanto trafegava pela Avenida Tereza Ana Cecon Breda, e infelizmente, apesar dos esforços das equipes de emergência, foi completamente destruído.

Anuncio


Até o momento, as autoridades não conseguiram determinar as causas exatas do incidente. No entanto, há suspeitas de que um curto-circuito no circuito elétrico do veículo possa ter sido o responsável pelo fogo repentino.

Não houve registro de feridos durante o ocorrido. Para garantir a segurança dos transeuntes e facilitar os trabalhos de limpeza da via e remoção dos destroços, o trânsito na região foi desviado para outras ruas próximas.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Policial

Vítima de violência doméstica, mulher mata companheiro após ser obrigada a consumir drogas, nas Chácaras Recreio

Avatar de Redação

Published

on

Chácaras Recreio

A polícia de Hortolândia foi até o bairro Chácaras Recreio, na divisa entre Hortolândia e Monte Mor, na madrugada desta quinta-feira (21), após receber uma grave ocorrência, que indicava que uma mulher teria ferido seu companheiro com uma faca.

Não demorou para chegarem ao local e constatarem que, dentro da residência estava uma mulher, sua filha e um homem caído no chão e que parecia estar sem vida. Rapidamente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que constatou o óbito.

Anuncio


Segundo depoimento da mulher, eles estavam em processo de separação, mas o companheiro não aceitava o fim do relacionamento. Em seguida, revelou que, na noite anterior, foi obrigada a consumir drogas e álcool, sendo que ele agrediu sua filha e, diante da situação, ela utilizou uma faca de cozinha, desferindo um golpe fatal no pescoço da vítima.

Ela foi conduzida à delegacia e permanecerá sob custódia até que os fatos sejam devidamente esclarecidos.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Policial

Crise de ciúmes leva homem a enforcar e matar companheira em cidade da região de Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

ciúmes

Na manhã de ontem (20), uma mulher de 32 anos teria sido vítima de feminicídio e o autor do crime, o próprio companheiro de 35 anos, supostamente agiu desta forma por ciúmes.

Na residência, localizada em Piracicaba, o casal vivia há cerca de um ano e tudo havia começado, segundo detalhes da PM, por conta de mensagens que a vítima teria trocado com outra pessoa.

Anuncio


Após o crime, o criminoso ficou dentro da casa por cerca de nove horas, junto ao corpo da mulher. Na parte da tarde ele ligou para a polícia e confessou o que havia ocorrido, sendo preso em flagrante.

Este triste episódio marca o primeiro caso de feminicídio registrado em Piracicaba neste ano. Caso esteja passando ou conheça alguém que sofra com violência doméstica, entre em contato urgentemente pelo telefone: 180.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

unicamp unicamp
Cursos10 horas ago

Unicamp oferece cursos gratuitos com certificados na Coursera

A Unicamp, uma das principais universidades da América Latina, disponibiliza cursos gratuitos com certificados na plataforma Coursera. Inscreva-se já! Aproveite...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Confira os números da Mega-Sena sorteados nesta quinta

A Caixa Econômica Federal realizou na noite desta quinta-feira (22) o concurso 2691 da Mega-Sena e os números sorteados foram:...

pipa pipa
Nossa Cidade11 horas ago

Projeto de Lei dispõe sobre instalação de locais específicos para “soltar pipas” em Hortolândia

Em resposta à crescente demanda por espaços seguros e dedicados às atividades com pipas, o vereador Nego, apresentou o Projeto de...

Ana Perugini Ana Perugini
São Paulo11 horas ago

Ana Perugini cobra cumprimento de lei que obriga transparência em fila do SUS

A deputada estadual Ana Perugini (PT) cobrou, na tarde de quarta-feira (21), a regulamentação da lei que obriga o Governo...

jbs jbs
Brasil11 horas ago

Maior empregador do Brasil, JBS vai promover 40 mil pessoas em 2024

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vem investindo no desenvolvimento de seus talentos como estratégia de...

Projeto Escolinhas Esportivas Projeto Escolinhas Esportivas
Nossa Cidade14 horas ago

Como se matricular nas aulas do Projeto Escolinhas Esportivas de Hortolândia?

As matrículas para participar do Projeto Escolinhas Esportivas de Hortolândia continuam abertas e oferecem uma ampla variedade de modalidades esportivas...

Renovação de CNH Renovação de CNH
Brasil15 horas ago

Renovação de CNH com desconto de 50%? Confira detalhes do texto aprovado pelo Senado

O Senado Federal avançou em uma medida que visa oferecer descontos na Renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia