Motos roubadas foram apreendidas pela Polícia Militar durante uma ação de patrulhamento na noite desta quarta-feira (19), no Jardim Orestes Ongaro, em Hortolândia. A abordagem ocorreu por volta das 21h, na Rua Rio Paraguai, após alerta emitido pelo monitoramento eletrônico da cidade.
Ação policial localiza motos roubadas após alerta do monitoramento
De acordo com as informações repassadas à equipe de ROCAM, uma motocicleta com registro de roubo estaria entrando no município pela Estrada da Ligação. Os policiais faziam patrulhamento tático na Estrada Municipal Valêncio Calegari, com foco na prevenção de furtos e roubos de motos, quando receberam o aviso.
Ao chegarem ao ponto indicado, os militares localizaram uma motocicleta Apache com dois ocupantes, utilizando a placa apontada pelo sistema de vigilância municipal. Os policiais realizaram a abordagem e iniciaram a revista pessoal.
Materiais para furtos foram encontrados com o condutor
Com o condutor, os militares localizaram instrumentos usados com frequência em furtos de motocicletas. Com o passageiro, nada de ilícito foi encontrado. Questionado, o condutor confessou que a moto conduzida era furtada e que a placa utilizada pertencia a uma Yamaha R15 guardada em sua residência.
Consulta ao número do chassi confirmou que a moto abordada possuía placa original registrada como furtada na cidade de Sumaré. Diante da confissão, a equipe se deslocou até o endereço informado pelo suspeito.
Yamaha R15 roubada foi encontrada na casa do suspeito
Na residência, os policiais localizaram uma motocicleta Yamaha R15 preta sem placa. Após verificação do chassi, foi confirmado que o veículo era produto de roubo, vinculado à mesma placa utilizada na motocicleta abordada instantes antes.
Com apoio da viatura 17-446, os envolvidos foram encaminhados ao Plantão Policial de Hortolândia.
Suspeito é preso com motos roubadas; adolescente é liberado
A delegada responsável registrou o boletim de ocorrência pelos crimes previstos nos artigos 311 (adulteração de sinal identificador de veículo) e 180 (receptação) do Código Penal. O homem permaneceu detido, enquanto o adolescente que o acompanhava foi liberado para a responsável legal.
FAQ sobre apreensões de motos roubadas
1. Como funciona o monitoramento eletrônico que identifica motos roubadas?
O sistema utiliza câmeras com leitura automática de placas, comparando em tempo real com bancos de dados oficiais que registram furtos e roubos.
2. Por que muitos furtos envolvem troca de placas?
A adulteração tenta dificultar a detecção pelos sistemas de segurança. De acordo com especialistas, a troca de placas é uma das práticas mais comuns em receptação.
3. O que acontece com o veículo recuperado?
Após perícia e registro no boletim de ocorrência, a moto é encaminhada ao pátio e passa por procedimentos legais antes de ser devolvida ao proprietário.
