Radar meteorológico da RMC: monitoramento de fenômenos extremos

Radar meteorológico da RMC

Radar meteorológico da RMC

Após um ano de testes, o novo radar meteorológico da RMC (Região Metropolitana de Campinas) será lançado oficialmente hoje (3), durante evento na Unicamp. O equipamento, instalado no Cepagri, aprimora a detecção e o monitoramento de fenômenos extremos, permitindo que autoridades emitam alertas com maior precisão e antecedência.

Como parte do simulado de estreia, a Defesa Civil enviará uma mensagem de alerta aos celulares dos moradores da RMC. O texto será identificado como demonstração e servirá apenas para testar a integração entre o radar e o sistema estadual de avisos.

Segundo Ana Ávila, meteorologista do Cepagri, o equipamento será capaz de identificar eventos severos com alta precisão. Comprado por R$ 4,4 milhões, possui alcance de 100 km, varredura de 360° e gera dados atualizados a cada cinco minutos.

Radar meteorológico da RMC tem integração com o CGE e o CePRAM

As informações captadas já estão integradas ao Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual e ao CePRAM, o Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos. Mesmo após o lançamento, ajustes continuarão sendo realizados, mas a base de dados já está disponível para aprimorar a resposta a temporais e outros eventos climáticos na região de Campinas.

Sair da versão mobile