Morte por febre maculosa na região: quais cuidados devem ser tomados?

Morte por febre maculosa

Morte por febre maculosa

A cidade de Valinhos registrou, hoje (2), a primeira morte por febre maculosa em 2025. A vítima foi um homem de meia idade, morador do bairro Jardim Nova Espírito Santo. Ele faleceu no último dia 6 de agosto e, segundo autoridades de saúde, ele apresentou sintomas típicos da doença poucos dias antes de falecer.

Segundo relatos, a vítima havia feito serviços de roçada de mato tanto em seu bairro quanto na região do Lopes, nas proximidades da Rodovia Dom Pedro I — área já considerada de risco elevado para contaminação por carrapatos transmissores da febre maculosa.

Primeiros sintomas da vítima que teve morte por febre maculosa

De acordo com a Secretaria da Saúde de Valinhos, os primeiros sintomas surgiram no dia 2 de agosto. Ele chegou a utilizar os antibióticos recomendados para casos suspeitos, mas, infelizmente, o quadro clínico evoluiu rapidamente e não houve tempo para recuperação. A febre maculosa é conhecida justamente pela sua progressão acelerada e alto índice de letalidade quando o tratamento não é iniciado nas primeiras 48 horas.

Após a confirmação do óbito, uma equipe da Divisão de Vigilância em Zoonoses foi até a área onde o paciente havia trabalhado para fazer vistorias e orientar moradores sobre os riscos da doença.

Morte por febre maculosa

10 Cuidados para Não Pegar Febre Maculosa

Sair da versão mobile