Mata de Santa Genebra oferece trilhas e passeios ecológicos

No Dia Mundial de Proteção às Florestas, celebrado nesta quarta-feira, 17 de julho, a Mata de Santa Genebra convida todos os amantes da natureza para trilhas e passeios, destacando-se como a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas, com 251,77 hectares. A atividade é uma excelente opção para aproveitar o período de férias escolares.

De acordo com especialistas, as florestas são reguladores naturais do clima e essenciais para o equilíbrio ecológico. A Mata de Santa Genebra é um remanescente significativo da Mata Atlântica, abrigando centenas de espécies de árvores nativas e diversos animais, incluindo macacos-prego, bugios, saruês e raras aves. Entre os mamíferos, destacam-se o cachorro-do-mato, lontra, jaguatirica e até a onça-parda, que utiliza o local para reprodução.

Os visitantes podem explorar o Borboletário, o Meliponário, o viveiro de mudas nativas e o Mini Pantanal Sanã. A Mata é administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira e oferece infraestrutura com banheiros, bebedouros e área para piqueniques.

Visitas Autoguiadas

Para participar das visitas autoguiadas, os interessados devem preencher um formulário disponível no site da Fundação José Pedro de Oliveira. Monitores estarão disponíveis para esclarecer dúvidas na sede.

Visitas Monitoradas

Grupos com mais de 10 pessoas podem contratar um condutor especializado para trilhas mais longas, proporcionando uma experiência educativa detalhada.

Trilhas Disponíveis

Trilha do Jatobá e Borboletário (Autoguiada):

Trilha do Folclore Brasileiro e Borboletário (Autoguiada):

Mini Pantanal Sanã (Autoguiada e Monitorada):

Trilha do Jatobá (Monitorada):

Trilha dos Canxins (Monitorada):

Contorno da Floresta (Monitorada):

Recomendações

Os visitantes devem usar calça comprida e calçado fechado, além de repelente para insetos. As atividades podem ser canceladas em caso de chuva ou ventos fortes.

Sair da versão mobile