Ícone do site Portal Hortolândia

Vacinação contra febre amarela: recomendação para quem vai viajar no Carnaval

febre amarela

febre amarela em Hortolândia

Quem ainda não se vacinou contra a febre amarela e pretende viajar no feriado de Carnaval deve tomar a vacina até esta quarta-feira (19). A imunização é especialmente importante para quem vai a áreas rurais ou de mata, pois a vacina leva cerca de 10 dias para garantir proteção adequada.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo já registrou 14 casos da doença em humanos, com nove mortes, além de 30 casos confirmados em primatas não humanos. As ocorrências foram identificadas nas regiões de Campinas, Barretos, Bauru, Osasco e Ribeirão Preto. No estado, cerca de cinco milhões de pessoas ainda não se vacinaram.

Na região de Campinas, cinco mortes foram confirmadas neste ano, com casos registrados na metrópole e nas cidades de Valinhos, Amparo, Socorro e Tuiuti.

Caso confirmado em Campinas

Em Campinas, um homem de 39 anos, morador da zona rural do distrito de Sousas, faleceu em 3 de fevereiro após ser internado em Jaguariúna. O último caso de febre amarela silvestre contraída na cidade havia sido em 2017, envolvendo um homem que esteve na zona rural da área do CS (Centro de Saúde) Sousas, mas que se recuperou. A febre amarela urbana, por sua vez, não tem registros no Brasil desde 1942.

O que é a febre amarela?

A doença possui dois ciclos de transmissão:

Como se proteger?

A principal forma de prevenção contra a febre amarela é a vacinação. Nenhuma das vítimas fatais registradas no estado havia tomado a vacina.

Quem deve se vacinar?

Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação da seguinte forma:

Onde se vacinar em Hortolândia?

Neste sábado (22), Hortolândia terá uma campanha de vacinação contra a Febre Amarela das 8h às 15h30, na UBS Santa Clara, localizada na rua Ida Amadio, 210, no Jardim Santa Clara do Lago.

Sair da versão mobile