Campinas tem 79 casos de Monkeypox

A Secretaria de Saúde de Campinas informou nesta segunda-feira(26) mais dois casos confirmados de monkeypox. Com isso, a cidade passa a contar com 79 confirmações da doença, sendo 28 importadas e 51 autóctones. A atualização dos dados está sendo divulgada pela Pasta às segundas e quintas-feiras.

Os pacientes, 74 homens e cinco mulheres, têm entre 21 e 57 anos. Quarenta deles saíram do isolamento. Os demais contam com acompanhamento ambulatorial, sem gravidade e com boa evolução.

O atendimento para os pacientes com suspeita da doença está disponível nos centros de saúde, prontos-socorros, pronto atendimentos e no Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

Sintomas

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;

Pessoas infectadas devem permanecer isoladas até que as “casquinhas” das lesões caiam, o que demora cerca de 21 dias.

Os contatos próximos devem monitorar o aparecimento de sintomas e evitar o contato físico com outras pessoas.

Cuidadores e familiares não devem tocar em lesões e ter cuidado ao manipular roupas, lençóis e toalhas que foram usados pela pessoa infectada.

Prevenção

Sair da versão mobile