Início Notícias Nossa Cidade Webinário enfoca “Percurso da construção das diretrizes curriculares de Hortolândia”

Webinário enfoca “Percurso da construção das diretrizes curriculares de Hortolândia”

Aberto ao público, evento online promovido pela Prefeitura é nesta segunda-feira (06/12), às 19h

Às vésperas de entregar oficialmente o currículo próprio da Educação Municipal, em evento presencial marcado para a noite desta quinta-feira (09/12), a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (06/12), às 19h, o último webinário do ano sobre o tema, após nove encontros virtuais, um de abertura, quatro voltados à Educação Infantil e quatro ao Ensino Fundamental. Voltado aos profissionais da rede municipal de Ensino, o evento sobre o “Percurso da construção das diretrizes curriculares de Hortolândia” é aberto ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube e pode ser acompanhado por meio deste link:  www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

Cinco profissionais da Educação conduzirão o bate-papo, desta vez: o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes; o educador, sociólogo e consultor contratado César Callegari, que mediou os webinários anteriores; o profissional da rede Donizeti Chagas de Faria e as convidadas Sônia Larrubia e Eliane Aguiar.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão: “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”. A partir das experiências e dos saberes, a ideia é construir uma rede ativa e participativa para a educação no município. A ação beneficiará mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Construção Participativa  

Para garantir a participação de todos os profissionais da educação, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura conta com um espaço virtual exclusivo, destinado à construção do currículo próprio. Ele fica dentro do Portal Educação na Rede, o “Currículo de Hortolândia”, disponível neste link: https://portaleducacao.hortolandia.sp.gov.br/index.php/curriculo-hortolandia.

A ferramenta acolhe todas as contribuições de professores, educadores, coordenadores, entre outros profissionais, através do envio de documentos e participação de fóruns de discussões sobre os temas apresentados nos ciclos formativos. 

Dentro do espaço virtual é também possível acompanhar o calendário dos encontros on-line, obter material de apoio e submeter relatórios coletivos e/ou individuais que receberão certificação de até 30 horas.

Afirma a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no espaço: “O currículo será construído e permeado na identidade, territorialidade, diretrizes e orientações que representem e articulem de forma planejada e dialógica os saberes e aprenderes que emergem do cotidiano escolar, de modo a assegurar os direitos de aprendizagem de nossas crianças, jovens e adultos ao conhecimento humano, cultural, artístico, científico e tecnológico. Esse é um momento de reflexão, questionamento e de valorizarmos nosso pertencimento a esta rede de ensino, com ênfase numa educação de qualidade. Nesse processo, vamos olhar a escola de perto, a trajetória da educação pública em Hortolândia, a complexidade da educação escolar, nossas condições concretas e organização interna. É imprescindível a participação de todos os servidores desta rede municipal, por meio do diálogo, história, singularidade e vozes para a efetivação de um processo formativo importante e necessário. Por isso, convidamos a todos os envolvidos da comunidade escolar, a participar dos momentos de discussões na escola, das sessões formativas e respondendo as questões neste portal. Todas essas contribuições serão analisadas, utilizadas para reflexão e diálogo e comporão a escrita do nosso currículo municipal”.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98