Hortolândia fortalece vigilância do óbito materno, infantil e fetal

vigilância do óbito materno

vigilância do óbito materno

Hortolândia realizou hoje (03) a nomeação dos novos membros do Comitê de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal. O comitê é composto por 13 membros, entre titulares e suplentes, incluindo médicos especialistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A seleção dos profissionais foi realizada pela Secretaria de Saúde, e os nomes foram oficialmente publicados no Diário Oficial Eletrônico do município, na edição do dia 26 de janeiro.

Objetivo principal do Comitê de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal

De acordo com a Secretaria de Saúde, o grupo tem como principal atribuição investigar e analisar óbitos de mães, crianças e fetos, com o objetivo de identificar falhas e propor melhorias nos protocolos de atendimento e nos serviços da rede municipal. As investigações são sigilosas e abrangem óbitos de mulheres em idade fértil, de 10 a 49 anos, além de crianças de até quatro anos e óbitos fetais. O mandato do comitê é de dois anos, com reuniões quinzenais.

Após a nomeação, os novos integrantes participaram de uma capacitação promovida pela Vigilância Epidemiológica. A formação destacou a importância da investigação dos óbitos, abordou aspectos técnicos do processo e orientou sobre ações preventivas, incluindo a forma adequada de acolher as famílias e os serviços de saúde e apoio que devem ser oferecidos.

Sair da versão mobile