Viaduto da Vila Real em Hortolândia será entregue até início de março e deve receber 30 mil veículos por dia

Viaduto da Vila Real

O Viaduto da Vila Real, principal obra de mobilidade urbana de Hortolândia, será entregue à população até o início de março. O dispositivo, que ligará a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101) à Rodovia Anhanguera, está 90% concluído e deve aumentar significativamente o fluxo viário na região, integrando também a região central de Hortolândia e Sumaré.

Importância do Viaduto da Vila Real

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, antes da construção do viaduto, cerca de 22 mil veículos por dia cruzavam a linha férrea no local. Com a obra concluída, a estimativa é que o tráfego suba para 30 mil veículos diários, podendo dobrar no futuro. “Esta obra concretiza um sonho de mais de 40 anos da população e coloca Hortolândia no futuro da mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Zezé Gomes durante vistoria realizada na semana passada.

O secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, ressaltou o impacto econômico da obra: “Toda essa integração escoa a produção, gera empregos, fortalece a economia e atrai novos investimentos”. A Rumo Logística, responsável pela execução, finalizará nos próximos dias a rotatória de acesso e realizará os últimos ajustes estruturais. O investimento total é de aproximadamente R$ 60 milhões.

A entrega do viaduto integra um pacote de intervenções viárias em andamento na cidade, que inclui a duplicação da avenida Panaíno, o novo viaduto da avenida Santana sobre a Rodovia dos Bandeirantes, e a duplicação da Estrada Valêncio Calegari (esta última como contrapartida da instalação da Microsoft). A Prefeitura também planeja a revitalização da Praça da Igreja Matriz, cuja área foi parcialmente utilizada durante as obras.

Sair da versão mobile