Após 40 anos de espera, a população de Hortolândia está prestes a ver concretizado um dos mais importantes projetos de infraestrutura da cidade: o viaduto da Vila Real sobre a linha férrea que ligará as avenidas São Francisco de Assis e Santana.
Em reunião nesta terça-feira (30/07), o prefeito Zezé Gomes recebeu a confirmação da Rumo Logística de que a obra será concluída em dezembro de 2025.
Detalhes do Viaduto da Vila Real:
- Conector viário entre avenidas São Francisco de Assis e Santana
- Solução para um problema de mobilidade de quatro décadas
- Obra executada pela Rumo Logística
- Previsão de conclusão: dezembro 2025
Impactos positivos esperados:
Redução de até 30% no tempo de deslocamento entre os bairros
Eliminação de rotas alternativas perigosas
Estímulo ao comércio local
Melhoria na segurança viária
Valorização imobiliária da região
Durante a reunião no Paço Municipal, o representante da Rumo, Frederico Abdalla, afirmou: “Estamos na fase final de ajustes e passagens estruturais. Tudo caminha para entregarmos este importante marco ainda este ano”.
O prefeito Zezé Gomes destacou a importância simbólica da obra: “Mais que uma ligação viária, estamos realizando um sonho de gerações. Será nosso presente de Natal para Hortolândia, beneficiando moradores, comerciantes e melhorando a segurança de todos”.
Ações complementares:
- Duplicação do trecho da avenida Santana
- Revitalização da Praça da Igreja Matriz
- Adequação do sistema viário do entorno
Contexto de mobilidade urbana:
Esta obra integra o amplo programa de infraestrutura viária da Prefeitura, que inclui:
- Superviário
- Viadutos do Jardim Nova Europa e Rosolen
- Duplicação da avenida Panaíno
- Novos acessos ao Santa Emília e Sumarezinho
- Viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes
“Estamos transformando Hortolândia em uma cidade mais conectada e humana. Este viaduto simboliza nossa ponte entre o passado e o futuro”, concluiu o prefeito, destacando que a obra foi possível graças a intensas negociações com a concessionária e planejamento técnico detalhado.
