Hortolândia irá receber duas novas UBSs

saude

Como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), os municípios de Araraquara, Campinas, Caraguatatuba, Paulínia e Osasco serão contemplados com a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Porte V.

Em Hortolândia, serão construídas duas unidades. O projeto, de abrangência nacional, prevê a implantação de 38 UBSs desse porte em diversas regiões, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde.

Capacidade e estrutura das UBSs

Cada UBS Porte V terá capacidade para atender até 500 mil pessoas por mês e contará com:

As unidades terão aproximadamente 1.000 m² de área construída, alinhadas às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e com foco na sustentabilidade. Entre as inovações estão sistemas para reutilização de água, iluminação moderna e hortas comunitárias.

Benefícios para usuários e trabalhadores

“O projeto busca oferecer o que há de mais moderno, criando um espaço que seja funcional para os trabalhadores e acolhedor para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representa mais estrutura, melhor atendimento e cuidado integral no SUS”, explica o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.

Novos recursos assistenciais e administrativos

Além do aumento da área construída, as UBSs de Porte V trazem melhorias que promovem maior abrangência e eficiência nos serviços de saúde:

1. Núcleo de Acesso e Acolhimento

2. Núcleo de Cuidado Integral e Assistência Farmacêutica

3. Núcleo de Práticas Coletivas

4. Núcleo Administrativo e de Trabalho em Equipe

Simplificação de processos

Com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as autoridades municipais terão um processo simplificado para avaliação e execução das obras.

Impactos previstos

As UBSs de Porte V oferecerão:

Sair da versão mobile