Connect with us

Nossa Cidade

Skate adaptado para PCD é nova ferramenta de inclusão do Projeto Pernas Voluntárias em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

SkateAdaptado

Com patrocínio de empresários, projeto amplia atividades esportivas para pessoas com deficiência física e cognitiva de Hortolândia e região

O Skate adaptado é uma das novas modalidades esportivas oferecidas pelo Projeto Pernas Voluntárias às pessoas com deficiência física ou cognitiva. A ação de inclusão social é realizada com apoio do Rotary Club de Hortolândia e beneficia cerca de 60 pessoas.

Anuncio


Graças à sensibilidade de empresários, o projeto recebeu, no último domingo (3-10), dois skates adaptados, quatro bicicletas adaptadas para deficientes físicos, uma bike para deficientes visuais e uma carretinha para transportar os equipamentos.

Também inaugurou um novo espaço para armazenar os equipamentos, localizado no Parque do Santa Clara, uma parceria com a Prefeitura de Hortolândia.

Advertisement

Fundado em 2016 em Hortolândia, por Cristiane Rocha, o Projeto Pernas Voluntárias promove a inclusão de pessoas com deficiência física e cognitiva, por meio de corridas de rua e atividades esportivas.

Nelas, um voluntário empurra o equipamento de rodas (bike, triciclo), interagindo com a pessoa atendida pelo projeto. Atualmente, o Pernas Voluntárias atende 60 pessoas com deficiência, com o apoio de cerca de 150 voluntários.

Para manter o projeto, sem fins lucrativos, são realizadas rifas, bingos e venda de pizza. Outra fonte de recursos são doações de pessoas que se sensibilizam com o trabalho, a exemplo dos empresários que patrocinaram novos equipamentos para  a prática esportiva.

 “Essa é uma conquista grandiosa para o projeto. Gratidão aos patrocinadores que se sensibilizaram com a nossa causa, à Prefeitura, voluntários e todas as pessoas que fazem o Pernas Voluntárias acontecer. Vendendo rifa, bingo, levaríamos cinco anos ou mais para adquirir esses equipamentos”, agradece Cristiane Rocha.

Advertisement

“Agora, vamos poder oferecer novos esportes para os nossos anjos, o skate adaptado e os treinos com bike. A carretinha é outro sonho realizado pela valiosa utilidade no transporte dos nossos equipamentos. Esses gestos de amor e solidariedade nos animam a continuar nossa missão de promover a inclusão da pessoa com deficiência por meio do esporte”, completa a fundadora do projeto.

Além dos treinos e corridas de rua, o Pernas Voluntárias também oferece assistência social e psicológica aos PCDs e familiares. Para isso, conta com profissionais voluntários a exemplo de psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

“Mais que equipamentos, os patrocinadores doaram possibilidades. O esporte transforma vida das pessoas, aumenta a autoestima, a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, melhora a autoconfiança e a autoestima, tornado a pessoa com deficiência mais otimista e segura no alcance dos seus objetivos”, observa Cintia Jardim, psicóloga especialista em pessoa com deficiência.

Além dos equipamentos, o Projeto realizou o sonho de implantar um novo espaço para armazenar equipamentos utilizados nos treinos e corridas de rua, graças à parceria com a Prefeitura. O contêiner está instalado no Parque do Santa Clara.

Advertisement

“Hoje celebramos um dia muito especial na vida das pessoas com deficiência em nossa cidade. Esse novo espaço será um ponto de encontro dentro do nosso parque. Vamos manter essa parceria para fortalecer o projeto, uma ação linda iniciada pela amiga Cristiane Rocha e que vem dando muitas alegrias para as pessoas com deficiência. Só podemos mudar a vida das pessoas com amor no coração e respeito às diferenças. O Pernas Voluntárias é um exemplo de que isso é possível”, afirmou o prefeito Zezé Gomes, durante o evento.

Hyan experimenta a sensação de “andar” de skate pela primeira vez

Hyan Lucas Silva Leal, 9 anos, morador de Sumaré, foi o primeiro a utilizar um dos skate adaptados recebidos pelo Pernas Voluntárias. O menino apresentou a novidade para dezenas de pessoas que acompanhavam o evento.

Segundo a mãe do garoto, Vanessa Silva dos Reis, Hyan nasceu com a síndrome chamada mielomenigocele (má formação no tubo neural).

A estrutura usada por Hyan se assemelha a um andador, que sustenta um cinto, o que possibilita que o menino fique em pé. Já o skate é colocado na parte de baixo do aparelho, e os pés da criança são presos à prancha.

Advertisement

Com isso, basta alguém empurrar a estrutura para Hyan experimentar a sensação de estar praticando em pé o esporte.

“O Pernas transformou nossas vidas. Meu filho era uma criança que não tinha muito contato com pessoas de fora. Só tenho a agradecer a todos por este apoio e carinho transmitido para nossas crianças. Faz muita diferença em nossas vidas”, reconhece Vanessa.

Horta na sede do Rotary Hortolândia integra PCDs

É na sede do Rotary Hortolândia, na região central da cidade, que o Projeto Pernas Voluntárias cultiva uma horta com a participação das pessoas com deficiência atendidas pelo projeto e seus familiares.

O clube também cede o espaço para a realização de outras atividades do projeto, a exemplo da festa do Dia das Crianças, que acontecerá na próxima terça-feira (12-10).

Advertisement

“Temos orgulho de apoiar e contribuir para esse trabalho de grande alcance social. Onde há necessidade na comunidade, o Rotary está. Nós existimos para melhorar a vida das pessoas, servimos para transformar vidas. E o Projeto Pernas Voluntárias transforma a vida das pessoas com deficiência. Gratidão a todos que colaboram com o projeto”, enaltece o presidente do Rotary Hortolândia, Eliseu Silas de Assis.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia?

Avatar de Redação

Published

on

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia

Você sabe quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia? Lembrando que o Hortolândia Mall terá mais de 50 lojas, além de um supermercado. Desta forma atrairá marcas e aumentará as vagas de emprego.

Sua localização será em frente ao parque socioambiental Lago da Fé, numa região estratégica e excelente. Com espaço amplo, é outra opção para a população da cidade se divertir, fazer compras e muito mais.

Anuncio


Vale lembrar que a cidade já conta com o Shopping Hortolândia e o Open Shopping Hortolândia.

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia?

Segundo informações, as obras estão programadas para começar ainda neste semestre. Não há detalhes sobre possíveis prazos para abertura.

Advertisement

Para mais informações de nossa cidade e região, continue acessando o Portal Hortolândia!

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais regiões de Hortolândia receberam manutenção e zeladoria nas últimas semanas

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

manutenção e zeladoria

As equipes de manutenção e zeladoria de Hortolândia estão empenhadas em aprimorar a infraestrutura urbana e promover a beleza da cidade. Desde a semana passada, uma série de ações tem sido intensificada para aprimorar os serviços oferecidos à população.

No Jardim Mirante, um ponto vital para os moradores, o poço comunitário recebeu reparos e manutenção, melhorando sua estrutura para garantir água potável de qualidade aos residentes.

Anuncio


Outra frente de trabalho concentrou-se na revitalização da ponte próxima à Delegacia de Polícia Civil, localizada no Parque dos Pinheiros. A ponte, que conecta a avenida da Emancipação à região do Jardim Carmen Cristina, foi completamente pintada, realçando sua beleza e conservação.

Além disso, no Parque Socioambiental Remanso das Águas, o antigo espaço destinado à prática de bocha está sendo desmontado para dar lugar a uma nova estrutura, ampliando a área disponível para os frequentadores.

Advertisement

Segundo o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício “Mercadão”, os reparos em bueiros, guias e sarjetas são realizados diariamente em todas as partes da cidade conforme a demanda. Essas atividades, juntamente com a varrição, são fundamentais para manter a cidade limpa e segura. Com a implementação do “veículo inteligente”, que utiliza inteligência artificial e armazenamento de dados em nuvem para detectar necessidades de reparo nos dispositivos públicos, o trabalho das equipes foi otimizado, proporcionando um serviço mais eficiente e ágil.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Lei em defesa dos animais: fim do acorrentamento em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

cachorro-preso

A luta pela proteção animal ganha mais um aliado em Hortolândia com a aprovação do Projeto de Lei nº 94/2023, de autoria da vereadora Marcia Campos. A nova legislação proíbe o acorrentamento de animais no município, visando garantir seu bem-estar e evitar casos de maus-tratos.

A proposta, agora encaminhada para revisão do prefeito, busca assegurar a segurança e o conforto dos animais domésticos. Marcia Campos destaca que os animais têm sentimentos e sofrem com a falta de atenção e amor, sendo cruel mantê-los acorrentados, o que pode causar danos físicos e emocionais.

Anuncio


Além disso, a vereadora ressalta os perigos do acorrentamento, que podem resultar em ferimentos e privação de comida e água. A medida também prevê multas para estabelecimentos comerciais e indivíduos que desrespeitarem a proibição, visando incentivar práticas mais humanas de cuidado aos animais.

Essa iniciativa reflete um avanço significativo na proteção dos animais em Hortolândia e reforça o compromisso da cidade com o bem-estar de seus habitantes de quatro patas.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia
Nossa Cidade2 horas ago

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia?

Você sabe quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia? Lembrando que o Hortolândia Mall terá mais de 50...

Chácaras Recreio Chácaras Recreio
Policial3 horas ago

Vítima de violência doméstica, mulher mata companheiro após ser obrigada a consumir drogas, nas Chácaras Recreio

A polícia de Hortolândia foi até o bairro Chácaras Recreio, na divisa entre Hortolândia e Monte Mor, na madrugada desta...

Leilão da Caixa Leilão da Caixa
Nossa Região3 horas ago

Imóveis com até 75% de desconto na região: confira detalhes do Leilão da Caixa

O Leilão da Caixa chegou e dará a oportunidade de pessoas da região de conquistarem um imóvel com descontos de...

Leilão da Caixa Leilão da Caixa
Brasil16 horas ago

Concurso da Caixa oferece 4 Mil vagas em diversas áreas; Salários variam entre R$ 3.762,00 a R$ 14.915,00

A Caixa Econômica Federal (Caixa) divulgou um novo concurso público que promete abrir mais de 4 mil vagas em todo...

estudar estudar
Cursos18 horas ago

Termina neste domingo (25) inscrição para cursinho pré-vestibular gratuito

O prazo para inscrição nas turmas 2024 do cursinho popular “Triu João Leandro” termina neste domingo (25/02). O cursinho gratuito,...

manutenção e zeladoria manutenção e zeladoria
Nossa Cidade18 horas ago

Saiba quais regiões de Hortolândia receberam manutenção e zeladoria nas últimas semanas

As equipes de manutenção e zeladoria de Hortolândia estão empenhadas em aprimorar a infraestrutura urbana e promover a beleza da...

placa solar curso placa solar curso
Cursos19 horas ago

Curso gratuito de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia: inscreva-se agora

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia. Promovido pelo Fundo...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia