Sistema do Cadastro Único passará por mudanças: entenda

Cadastro Único

Sistema do Cadastro Único

O sistema do Cadastro Único, do Governo Federal, passará por alterações importantes a partir de março deste ano. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou que, entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março, ele ficará fora do ar para a migração da plataforma para a nova gestora, a Dataprev.

Durante esse período, os atendimentos aos usuários do CadÚnico em todo o Brasil, incluindo Hortolândia, sofrerão adaptações. A previsão é de que o sistema seja retomado plenamente no dia 17 de março.

Atendimento referente ao Sistema do Cadastro Único em Hortolândia

Em Hortolândia, o atendimento será mantido, mas de forma manual. Como o sistema estará disponível apenas para consultas internas, os servidores da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social realizarão o atendimento utilizando formulários físicos. Isso pode gerar um tempo extra de espera para as famílias que procurarem o serviço, uma vez que os dados coletados durante esse período serão lançados no novo sistema apenas após o dia 17 de março. A mudança no sistema ocorrerá devido à transferência da gestão da plataforma da Caixa Econômica Federal para a Dataprev.

A plataforma mais moderna permitirá a interligação online de diversas bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, o que deve acelerar a inserção e atualização dos dados das famílias. No entanto, enquanto a migração estiver em andamento, não será possível realizar novos cadastros ou atualizações diretamente no sistema, apenas manualmente.

Sair da versão mobile