65 presos não retornam da saidinha de fim de ano em Hortolândia

saidinha de fim de ano

presos

Pelo menos 117 presos beneficiados com a saidinha de fim de ano não retornaram às unidades prisionais da região de Campinas e são agora considerados foragidos. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) nesta quarta-feira (8).

No total, cerca de 3,3 mil detentos da região receberam autorização para deixar as unidades no dia 23 de dezembro, com prazo de retorno até a última segunda-feira (5). O número de foragidos representa 3,4% do total de beneficiados.

Distribuição por cidade:

Consequências:

De acordo com a SAP, o preso que não retorna dentro do prazo perde automaticamente o direito ao regime semiaberto. “Quando o detento não retorna à unidade prisional, é considerado foragido e, ao ser recapturado, retorna ao regime fechado”, informou a pasta.

Sobre a “saidinha de fim de ano”:

O benefício, previsto em lei, tem como objetivo a ressocialização do preso e a manutenção do vínculo com a sociedade. Em São Paulo, são autorizadas quatro saídas por ano (março, junho, setembro e dezembro). Para ter direito, o detento precisa cumprir ao menos 1/6 da pena (se primário) ou 1/4 (se reincidente), além de apresentar bom comportamento na unidade.

A Polícia Militar e outros órgãos de segurança foram acionados para a recaptura dos foragidos.

Sair da versão mobile