Prefeitura de Hortolândia marca reunião pública sobre solução de odores na ETE da Sabesp

sabesp

A Prefeitura de Hortolândia reforçou, nesta segunda-feira (12), o monitoramento e a cobrança por soluções definitivas para os odores provenientes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operada pela Sabesp.

Em vistoria realizada com representantes da companhia e da URAE (Unidade Regional de Abastecimento e Esgotamento), foi marcada uma reunião pública para a próxima sexta-feira (23/01), às 19h, no Salão Paroquial Dom Bruno Gamberini (Rua Sebastião de Paula, 57, Vila Real). O objetivo é prestar contas à população sobre as ações em andamento, incluindo o projeto da nova estação.

A fiscalização municipal ocorre quinzenalmente desde o segundo semestre de 2025. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou a importância da participação popular: “Continuamos cobrando e fiscalizando para devolver o bem-estar à população do entorno. A participação nesta reunião é essencial, e seguiremos ao lado das pessoas, com diálogo, até a solução.” A pressão da administração já resultou, em agosto de 2025, em uma reunião com a secretária estadual de Meio Ambiente, Natália Resende, e na divulgação de um relatório da Arsesp que apontou falhas graves de operação na ETE.

De acordo com a Sabesp, foram investidos R$ 28 milhões entre março e outubro de 2025 em melhorias para reduzir o mau cheiro. Para uma solução definitiva, a empresa anunciou um investimento de R$ 340 milhões na construção de uma nova estação, com capacidade para tratar 575 litros de esgoto por segundo. A obra está em fase de contratação da empresa responsável, com início previsto para este ano. A Prefeitura mantém o compromisso de acompanhar de perto todas as etapas até a resolução do problema.

Sair da versão mobile