Risco de tempestades fortes em toda a RMC até quinta feira (11): entenda

Risco de tempestades

Risco de tempestades

A Secretaria de Defesa Civil emitiu um alerta importante à população sobre o risco de tempestades severas entre hoje (09) e quinta-feira (11). Um sistema meteorológico que se formou no Sul do Brasil avança em direção à Região Metropolitana de Campinas e pode provocar chuvas fortes, rajadas de vento acima de 90 km/h, intensa atividade elétrica e até queda de granizo.

Entenda os riscos de tempestades

Hoje (09), já são esperadas pancadas de chuva de forte intensidade, aumentando a possibilidade de alagamentos e transtornos urbanos. O cenário, que também inclui Hortolândia, se agrava na quarta-feira (10), quando o sistema atinge seu pico e amplia o potencial para tempestades severas, com riscos de quedas de árvores, danos estruturais e problemas hidrológicos.

Na quinta-feira (11), mesmo com o afastamento gradual do sistema para o oceano, a combinação de umidade e solo encharcado ainda mantém condições para chuva isolada, ventos fortes e descargas elétricas.

A previsão estendida aponta que, entre 12 e 13 de dezembro, um novo sistema vindo do Paraguai deve influenciar o tempo na região, trazendo novas pancadas de chuva. No entanto, até o momento, não há indicação de acumulados significativos como os previstos no primeiro sistema. Ainda assim, o cenário exige monitoramento contínuo devido à saturação do solo e ao risco de novas ocorrências.

O que fazer em situações de emergência?

Em situações de emergência, os contatos oficiais são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). A orientação é manter-se informado e adotar medidas preventivas para reduzir riscos durante o período de instabilidade climática.

Sair da versão mobile