A Prefeitura de Hortolândia avança na última etapa da canalização de um trecho de 230 metros do Ribeirão Jacuba, no Jardim Santa Emília. A obra, que utiliza uma técnica conhecida como “bolsacretos” – revestimento de concreto moldado dentro de mantas geotêxtil que se adaptam ao terreno –, deve ser concluída até o fim da próxima semana, conforme anunciado pela Secretaria de Obras, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.
Obra de canalização do Ribeirão Jacuba
A canalização é a etapa fundamental que precede a construção de um novo parque socioambiental na região. Localizado entre as ruas Flaviano Lopes Serra e Geralda Maria de Jesus Costa, o futuro espaço de lazer terá 1,2 quilômetros de extensão e contará com pista de caminhada, ciclovia, áreas de convivência, equipamentos de ginástica ao ar livre e paisagismo. O projeto é financiado com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) e beneficiará moradores do Jardim Santa Emília, Vila Inema, Chácaras Reymar e Jardim do Lago.
Em vistoria realizada em agosto do ano passado, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou que o projeto urbanístico inclui ainda o prolongamento da rua Carmen Savala, nas proximidades do parque, até a avenida Panaíno. Esta nova via criará um importante eixo de ligação entre os bairros, facilitando o acesso à região central e à Vila Real. No futuro, a conexão se estenderá com o prolongamento da avenida Panaíno até o bairro Nova Europa, oferecendo acesso direto à Rodovia Anhanguera.
A obra faz parte de um conjunto de ações ambientais da administração municipal focadas no Ribeirão Jacuba, principal curso d’água da cidade. No ano passado, a Prefeitura inaugurou o Parque Socioambiental Aloízio Pereira Silva, também próximo ao Jardim Santa Emília, que protege e revitaliza a nascente do ribeirão, antes em área degradada. As intervenções demonstram a estratégia da cidade em conciliar infraestrutura, mobilidade e preservação ambiental para melhorar a qualidade de vida da população.
