Nossa Cidade

Não perca a chance de retomar os estudos ainda no 1º semestre de 2023

Você não pode perder a chance de retomar os estudos ainda no 1º semestre de 2023. Portanto, se mora em Hortolândia, tem 15 anos ou mais e pretende concluir gratuitamente o Ensino Fundamental, corra, pois o prazo de inscrições para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) terminam amanhã.

Logo depois deste prazo, ainda é possível se inscrever, porém novas turmas serão abertas somente no segundo semestre letivo, segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Mais sobre as aulas

As aulas, inteiramente gratuitas, acontecem em quatro escolas polo da rede municipal de ensino (veja abaixo). Para ingresso no primeiro semestre deste ano foram abertas 450 vagas nas duas modalidades: a EJA I, que substitui os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, e a II, que reúne os anos finais (6º ao 9º ano). Além de jovens a partir dos 15 anos completos, pessoas adultas também podem se matricular.

Para se inscrever é preciso ir até uma das escolas polo, de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h, levando documentos pessoais.

Um diferencial da EJA realizada na cidade é a oferta de cursos profissionalizantes e capacitação para empreender ou atuar no mercado de trabalho. Um dos parceiros na oferta destes cursos é o Instituto Federal de São Paulo, campus Hortolândia, onde alunos de duas escolas participantes cursam atualmente Usinagem Industrial – Tornearia e Informática Básica. O foco ampliado acontece por meio do projeto “Polos de Tecnologia e Educação Profissional”, realizado desde 2017 pela Administração Municipal. 

chance de retomar os estudos

Alunos surdos também pode se inscrever

A EJA também recebe inscrições de alunos surdos. O atendimento é feito exclusivamente no polo Remanso Campineiro, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim.

Confira os documentos solicitados para a matrícula:

    • RG (documento de identidade)

    • CPF do aluno e responsável (se o candidato for menor 18 anos),

    • certidão de nascimento,

    • comprovante de endereço,

    • duas fotos 3×4,

    • histórico escolar ou declaração de escolaridade.

Confira as escolas polo que oferecem EJA: 

    • Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim (vagas também para deficientes auditivos) – (19) 3865-2844  – R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro

    • Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – (19) 3809-2010 – R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho

    • Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055 – Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I

    • Emef Caio Fernando Gomes Pereira – (19) 3819-6093 – Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

Sair da versão mobile