Requerimento pede informações sobre a Tarifa Social de Água e Esgoto em Hortolândia

Estação de Tratamento de Esgoto

Estação de Tratamento de Esgoto

Na 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Hortolândia, realizada em 24 de fevereiro de 2025, foi aprovado o Requerimento nº 53/2025, de autoria do vereado Clodoaldo Santos da Silva. O documento solicita informações ao Executivo Municipal sobre a concessão do Benefício da Tarifa Social de Água e Esgoto no município, conforme previsto na Lei Federal nº 14.898/2024.

A Tarifa Social de Água e Esgoto foi instituída pelo Governo Federal em junho de 2024 e garante um desconto de 50% sobre o valor cobrado pela menor faixa de consumo para famílias de baixa renda. O benefício é destinado às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), bem como às famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e possuem entre seus membros pessoas com deficiência ou idosos acima de 65 anos sem meios de prover o próprio sustento.
De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Hortolândia conta atualmente com 15.513 famílias cadastradas no CadÚnico e com renda de até meio salário mínimo. Considerando a relevância desse programa para a população vulnerável, o vereador Clodoaldo solicita esclarecimentos sobre a implantação e o alcance do benefício na cidade.

No requerimento, são apresentados os seguintes questionamentos ao Executivo Municipal:

Qual o atual número de imóveis que estão sendo beneficiados pela Tarifa Social de Água e Esgoto em Hortolândia?
As famílias que têm direito ao benefício estão sendo automaticamente incluídas pela empresa de abastecimento, conforme previsto na Lei nº 14.898/2024? Caso negativo, justificar.

Como é realizada a divulgação da Tarifa Social de Água e Esgoto aos munícipes cadastrados no CadÚnico?

Existe também algum trabalho de divulgação desse direito para as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e possuem membros com deficiência ou idosos acima de 65 anos sem meios de prover o próprio sustento?
Com essa iniciativa, Clodoaldo busca garantir que os benefícios sociais sejam devidamente concedidos e divulgados. A resposta do Executivo será fundamental para avaliar a efetividade da implementação da Tarifa Social de Água e Esgoto no município.

Sair da versão mobile