Cerca de 2.800 alunos do 5º e 9º anos da rede municipal de Hortolândia estão participando, até o dia 30 de outubro, da avaliação nacional do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Aplicado a cada dois anos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame tem como objetivo medir a qualidade da educação oferecida em todo o Brasil. Os resultados são utilizados para compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos principais indicadores educacionais do país.
Provas do Inep para a rede municipal de Hortolândia
As provas abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e são realizadas de forma censitária, ou seja, envolvem todos os alunos das séries avaliadas. Na última edição, realizada em 2023, Hortolândia obteve resultados expressivos, com nota 6,4 no 5º ano e 6,1 no 9º ano, refletindo os avanços nas políticas públicas de educação desenvolvidas pelo município.
Além da participação geral, a EMEF João Calixto da Silva, localizada no bairro Chácara Nova Boa Vista, foi selecionada para integrar a amostra nacional da avaliação. Por isso, além dos alunos do 5º ano, os estudantes do 2º ano também realizarão provas, incluindo a disciplina de Ciências da Natureza.
A aplicação será feita por equipes externas especializadas, coordenadas pela Unidade Regional de Ensino de Sumaré. As provas terão duração de 2h30. Na preparação para a avaliação, diretores e coordenadores pedagógicos participaram, no dia 17 de outubro, de um encontro promovido pela Supervisão Educacional e pelos departamentos pedagógicos da Secretaria de Educação.
