Projeto gen-t retorna a Hortolândia com bateria de exames grátis

O Projeto gen-t do Brasil está de volta a Hortolândia (SP) com a missão de continuar mapeando o DNA de 200 mil brasileiros e criar o maior banco genético da América Latina. Moradores da cidade podem se inscrever para participar das coletas de sangue, que acontecem na Clínica Médico para Todos e na UBS Jardim Amanda 1.

Desde 2023, a iniciativa recruta voluntários em todas as regiões do país. Este é o segundo ano em que Hortolândia recebe a ação.

Segundo a professora titular de Genética Humana da USP e CEO da gen-t, Lygia Pereira, os avanços trazidos pelo projeto vão beneficiar toda a sociedade:

“As descobertas do projeto podem se traduzir no desenvolvimento de novos medicamentos mais eficazes, específicos e inteligentes. O melhor de tudo: não é um benefício individual, é um benefício coletivo.”

Por que o projeto é importante?

Atualmente, a maior parte dos genomas sequenciados no mundo vem de populações de origem europeia (80%). Apenas 1% representa hispânicos ou latino-americanos. Essa falta de diversidade impacta o avanço de pesquisas médicas e a criação de novos tratamentos.

O Brasil tem um papel único nesse cenário, já que sua população é formada pela mistura de indígenas, europeus e africanos subsaarianos, resultando em uma diversidade genética sem paralelo.

Com isso, o Projeto gen-t do Brasil busca preencher essa lacuna e colocar o país em posição de destaque nos avanços da Medicina de Precisão.

Como funciona a participação

Os voluntários que se inscrevem doam uma amostra de sangue e, durante cinco anos, realizam exames gratuitos, como:

No terceiro ano, cada participante recebe um mapa de ancestralidade global e subcontinental, revelando os países e regiões de origem de seus ancestrais.

Quem pode participar?

Locais de coleta em Hortolândia

📍 Clínica Médico para Todos
Rua Luís Camilo de Camargo, 175 – Jardim Santana

📍 UBS Jardim Amanda 1
Rua Almada Negreiros, 1.299 – Jardim Amanda 1

📌 Agendamento: Clique aqui para se inscrever


Sobre a gen-t

Criada em 2021, a biotech nasceu com a missão de incluir os brasileiros na era da Medicina de Precisão. A empresa é liderada por Lygia da Veiga Pereira, referência internacional em genética humana e professora da USP.

Sair da versão mobile