Hortolândia implanta Programa Justiça Restaurativa em parceria com o Ministério Público

Programa Justiça Restaurativa

Hortolândia integra agora o seleto grupo de 38 municípios paulistas que aderiram ao Programa Justiça Restaurativa do Ministério Público do Estado de São Paulo. Nesta terça-feira (04/11), servidores públicos participaram de capacitação no auditório da Escola de Artes Augusto Boal para atuarem como facilitadores na mediação de conflitos através de círculos restaurativos.

O prefeito Zezé Gomes destacou a importância da iniciativa durante a abertura do evento: “Ouvir as pessoas, saber as necessidades e intermediar esta locução também é uma forma de contribuir com o crescimento inteligente da cidade.

O diálogo é essencial e sempre deve estar em primeiro lugar”. A promotora de Justiça de Hortolândia, Dra. Renata Brandão Lazarin, acompanhou a apresentação das diretrizes do programa.

Diferentemente do sistema punitivo tradicional, a Justiça Restaurativa busca a reparação de danos por meio do diálogo entre vítima, ofensor e comunidade afetada, com foco na restauração das relações e da harmonia social.

O programa em Hortolândia é implementado por um grupo de trabalho intersecretarial formado por 23 servidores públicos facilitadores, capacitados pela Escola de Formação do MP-SP e aptos a conduzir os círculos de conversa que evitam a judicialização de conflitos.

Sair da versão mobile