Hortolândia deu mais um passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e juventude ao abrir o credenciamento para o programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. A iniciativa busca ampliar a rede de proteção a jovens em vulnerabilidade social e está aberta à participação de pessoas físicas, profissionais liberais e pessoas jurídicas sediadas no município.
Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o programa é voltado a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 18 anos incompletos, que possuem remotas chances de reintegração familiar e não têm perspectiva de adoção por família substituta.
O que é o programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes?
Implantado em 2024, o programa traz novidades neste ano ao ampliar suas modalidades de participação. Além do já existente Apadrinhamento Afetivo, passam a ser oferecidas as modalidades Prestador de Serviço e Provedor, permitindo que padrinhos e madrinhas contribuam também com serviços profissionais ou apoio material, de acordo com as necessidades dos acolhidos.
Na modalidade Apadrinhamento Afetivo, destinada exclusivamente a pessoas físicas, os participantes realizam visitas regulares às crianças e adolescentes, com o objetivo de criar vínculos afetivos.
Como se cadastrar no programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes
O edital de credenciamento do programa pode ser acessado aqui. Os interessados em se credenciar para o programa, podem fazê-lo presencialmente no setor de Protocolo Geral, que fica dentro do Paço Municipal, localizado na rua Professora Celina Franceschini Bueno, 100, Jardim Metropolitan. Ou ainda de forma on-line, através deste link. Quem quiser, pode se credenciar em mais de uma modalidade de apadrinhamento.
