Nossa Cidade

Prefeitura realiza seminário de apoio ao empreendedorismo feminino durante Festa do Migrante

Interessadas podem se inscrever, entre os dias 16 e 19 deste mês, durante a “Feira de Apoio ao Empreendedorismo da Mulher de Hortolândia

Prefeitura realiza seminário de apoio ao empreendedorismo feminino durante Festa do Migrante

Um espaço aberto para o debate democrático e responsável sobre políticas públicas para a mulher, com foco no desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino. É esta a proposta do “I Seminário Mulher e Empreendedorismo: fazendo as ideias acontecerem”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete, no domingo (20/10), último dia da “Feira de Apoio ao Empreendedorismo da Mulher de Hortolândia”, das 8h às 17h.

Os eventos são gratuitos e coincidem com a Festa do Migrante, realizada pela Administração, por meio da Secretaria de Cultura, entre os dias 16 a 20 deste mês no Parque Socioambiental Renato Dobelin, na região central. A programação do Seminário prevê palestras, depoimentos e debate sobre o empreendedorismo feminino, além de atrações culturais, tendo como ponto alto o show, aberto ao público, com o cantor e compositor Zé Geraldo.

Inscrições abertas durante a Feira

Para participar do Seminário é preciso se inscrever, pois as vagas são limitadas. Os interessados podem se cadastrar, entre os dias 16 a 19 deste mês, no próprio local da “Feira de Apoio ao Empreendedorismo da Mulher de Hortolândia”.]

Segundo a diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Laureana S. Gomes, com as ações, a Prefeitura pretende apoiar as mulheres do município que desejam se tornar empreendedoras. No caso do Seminário, o objetivo é “trazer conhecimento prático, proporcionar a troca de experiências e apresentar boas práticas empreendedoras que fomentem a política municipal referente à autonomia econômica, geração de renda, empregabilidade e participação das mulheres no mercado de trabalho”. A ideia é que a Feira seja um espaço que contribua com a empregabilidade, a geração de renda autônoma e o fortalecimento do empreendedorismo da mulher.

Destaques da programação

Após o credenciamento dos inscritos, haverá, às 9h, a primeira atração cultural: a apresentação do Coral das Crianças da Associação Casa da Criança Feliz. Às 9h45, acontece palestra sobre a “História do empreendedorismo, participação da mulher e tendências atuais”, seguida de debate.

Às 14h, haverá apresentação do grupo cultural “Turuntutum”, ligado ao Centro de Educação Musical de Hortolândia. Após palestra e debate, às 14h15, sobre “O que motiva para ser uma empreendedora?”, está prevista, entre 15h45 e 16h30, apresentação de boas práticas em empreendedorismo com Marli Santos, empreendedora individual do setor da beleza e proprietária de salão de beleza no município, e Áurea Ap. Bueno, coordenadora da Cooperativa Águia de Ouro de Reciclagem de Hortolândia.

Segundo a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire, a Prefeitura de Hortolândia, inspirada no exemplo do governo federal, deseja formar uma rede de informações entre as mulheres de Hortolândia, para que elas possam conhecer as próprias atividades, se encontrar e acompanhar as ações, umas das outras. “Fomos percebendo que, muitas vezes, a mulher que sofre violência não tem condições de fazer a escolha apropriada porque não tem a sua independência econômica”, destaca. “Por isso, neste momento, a Prefeitura, em parceira com o governo federal, está investindo na atividade empreendedora da mulher. Muitas mulheres, seja para buscar a independência, seja para contribuir com o orçamento da casa, têm atividades bem criativas que envolvem a produção de alimentos para venda, artesanato, costura, às vezes trabalhando algumas horas para empresas em casa. Então, procuramos ampliar isto, oportunizar que as mulheres que têm estas atividades possam testemunhar e servir de exemplo para outras e ter, também, a sua atividade organizada de forma legal, de modo que ela esteja amparada, perceba que pode pagar o INSS (Imposto Sobre Serviço) como autônoma e divulgar com muito mais frequência a atividade que executa”, afirma Sandra.

Confira a programação completa do Seminário:

8h às 9h – Confirmação de inscrição e credenciamento
9h às 9h15 – Atração cultural
9h15 às 9h45 – Abertura solene
9h45 às 10h30 – Palestra “História do empreendedorismo, participação da mulher e tendências atuais.”
10h30 às 11h – Debate
11h30 às 14h – Intervalo para o almoço
14h às 14h15 – Atração cultural
14h15 às 15h – Palestra “O que motiva para ser uma empreendedora?”
15h às 15h30 – Debate
15h30 às 15h45 – Intervalo
15h45 às 16h30 – Apresentação de boas práticas em empreendedorismo
16h30 às 17h – Conclusões e encerramento.
21h – Show com o cantor Zé Geraldo (ABERTO AO PÚBLICO)

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia





Sair da versão mobile