Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura incentiva horta comunitária no Jd. Santa Emília

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 34

 

Já está tudo pronto para o plantio das hortas comunitárias nas áreas verdes existentes entre as ruas Flaviano Serra e Luzia Marini, no Jd. Santa Emília. Nesta quinta-feira (08/03), equipes do Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos concluíram o preparo dos quatro canteiros, de 3mx1m, cada, onde a comunidade plantará verduras, ervas aromáticas e medicinais. A equipe também envernizou duas mesas e sete bancos de madeira implantados na área de descanso. A revitalização deste espaço cumpre um dos objetivos do programa Agenda Verde, da Prefeitura de Hortolândia: evitar o descarte irregular de resíduos em áreas públicas. 

Anuncio


Cerca de 40 alunos da rede municipal receberam orientações sobre cuidados com o meio ambiente e, junto com a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, participaram do plantio de 60 mudas de árvores nativas na área revitalizada pela Prefeitura. Entre as espécies plantadas estão Ipês, pau Viola, Cabreúva, Mogno, Peroba e Resedá. O secretário José Nazareno Zezé Gomes também participou.

A programação da Agenda Verde inclui ainda a realização, ao longo desta semana, da Operação Cata Bagulho pela Prefeitura, na região que vai da Vila da Conquista até o Jd. Sumarezinho. O Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental começou, no último sábado (03/03), pela remoção de resíduos com o auxílio de máquinas, limpeza de bueiros, implantação de dois conjuntos de mesas e bancos de madeira, educação ambiental e início do preparo dos canteiros para as hortas comunitárias. A ação mobilizou, além de servidores municipais, crianças, mães, pais e catequistas das comunidades São Pedro (Jd. Santa Emília) e Sagrado Coração de Jesus (Jd. Sumarezinho). A revitalização das áreas verdes recebe o apoio de outras cinco secretarias municipais: Obras/Departamento de Serviços Urbanos, Governo, Mobilidade Urbana, Saúde/UVZ-Unidade de Vigilância de Zoonoses e Educação, Ciência e Tecnologia. 

Advertisement

A ação continua na próxima semana, uma vez que, no local, deverão ser plantadas ao todo 150 mudas de árvores. O plantio e a manutenção das hortas ficarão sob responsabilidade da comunidade. 

Operação Cata Bagulho 

Até esta sexta-feira (09/03), a Prefeitura atuará na região que vai da Vila da Conquista até o Jd. Sumarezinho, com diversas ações de limpeza e zeladoria. A cada dia a Operação Cata-Bagulho passará nos bairros especificados (veja abaixo) recolhendo móveis velhos, recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro e metais) e objetos sem utilidade. Basta que o morador separe os materiais e, na data certa, deixe na calçada de casa para a Prefeitura recolher. Mas atenção: não serão recolhidos entulhos. 

Durante o Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental, a Prefeitura também realizará limpeza de áreas públicas e bueiros, tapa buraco, roçagem, pequenos reparos em praças, iluminação e varrição.

Advertisement

Descarte irregular é crime

Lançada pela Prefeitura em março de 2017, a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria leva até praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos manutenção permanente, com roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como Operação Cata-Bagulho em todos os bairros atendidos. Outro objetivo da ação é mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.

O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 99976-1840.

Para manter a cidade limpa, a Prefeitura faz a parte dela. Por meio da Agenda Verde, a Administração recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo e entulho em 100 bairros de Hortolândia, no ano passado. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e Recicláveis) e três LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) em diferentes pontos da cidade. Em breve, outros 10 LEVs serão implantados no município, além do serviço de coleta seletiva porta a porta, em projeto piloto, no condomínio Golden Park e nos bairros Jd. Firenze e Pq. Ortolândia.

Advertisement

Confira abaixo as datas e os bairros por onde a Operação Bagulho passará:

segunda-feira (05/03) – Jd. Sumarezinho, Jd. Santa Emília eChácaras Reymar

terça-feira (06/03) – Jd. do Lago, Jd. Girassol e Jd. do Braz

quarta-feira (07/03)- Jd. Malta, Chácara Nova Boa Vista e Pq. Perón

Advertisement

quinta-feira (08/03) – Vila do Presídio, Vila da Conquista, Jd. Nova América e Vila América

sexta-feira (09/03) – Jd. Novo Ângulo, Vila Inema e Chácaras Panaíno

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia?

Avatar de Redação

Published

on

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia

Você sabe quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia? Lembrando que o Hortolândia Mall terá mais de 50 lojas, além de um supermercado. Desta forma atrairá marcas e aumentará as vagas de emprego.

Sua localização será em frente ao parque socioambiental Lago da Fé, numa região estratégica e excelente. Com espaço amplo, é outra opção para a população da cidade se divertir, fazer compras e muito mais.

Anuncio


Vale lembrar que a cidade já conta com o Shopping Hortolândia e o Open Shopping Hortolândia.

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia?

Segundo informações, as obras estão programadas para começar ainda neste semestre. Não há detalhes sobre possíveis prazos para abertura.

Advertisement

Para mais informações de nossa cidade e região, continue acessando o Portal Hortolândia!

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais regiões de Hortolândia receberam manutenção e zeladoria nas últimas semanas

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

manutenção e zeladoria

As equipes de manutenção e zeladoria de Hortolândia estão empenhadas em aprimorar a infraestrutura urbana e promover a beleza da cidade. Desde a semana passada, uma série de ações tem sido intensificada para aprimorar os serviços oferecidos à população.

No Jardim Mirante, um ponto vital para os moradores, o poço comunitário recebeu reparos e manutenção, melhorando sua estrutura para garantir água potável de qualidade aos residentes.

Anuncio


Outra frente de trabalho concentrou-se na revitalização da ponte próxima à Delegacia de Polícia Civil, localizada no Parque dos Pinheiros. A ponte, que conecta a avenida da Emancipação à região do Jardim Carmen Cristina, foi completamente pintada, realçando sua beleza e conservação.

Além disso, no Parque Socioambiental Remanso das Águas, o antigo espaço destinado à prática de bocha está sendo desmontado para dar lugar a uma nova estrutura, ampliando a área disponível para os frequentadores.

Advertisement

Segundo o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício “Mercadão”, os reparos em bueiros, guias e sarjetas são realizados diariamente em todas as partes da cidade conforme a demanda. Essas atividades, juntamente com a varrição, são fundamentais para manter a cidade limpa e segura. Com a implementação do “veículo inteligente”, que utiliza inteligência artificial e armazenamento de dados em nuvem para detectar necessidades de reparo nos dispositivos públicos, o trabalho das equipes foi otimizado, proporcionando um serviço mais eficiente e ágil.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Lei em defesa dos animais: fim do acorrentamento em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

cachorro-preso

A luta pela proteção animal ganha mais um aliado em Hortolândia com a aprovação do Projeto de Lei nº 94/2023, de autoria da vereadora Marcia Campos. A nova legislação proíbe o acorrentamento de animais no município, visando garantir seu bem-estar e evitar casos de maus-tratos.

A proposta, agora encaminhada para revisão do prefeito, busca assegurar a segurança e o conforto dos animais domésticos. Marcia Campos destaca que os animais têm sentimentos e sofrem com a falta de atenção e amor, sendo cruel mantê-los acorrentados, o que pode causar danos físicos e emocionais.

Anuncio


Além disso, a vereadora ressalta os perigos do acorrentamento, que podem resultar em ferimentos e privação de comida e água. A medida também prevê multas para estabelecimentos comerciais e indivíduos que desrespeitarem a proibição, visando incentivar práticas mais humanas de cuidado aos animais.

Essa iniciativa reflete um avanço significativo na proteção dos animais em Hortolândia e reforça o compromisso da cidade com o bem-estar de seus habitantes de quatro patas.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia
Nossa Cidade2 horas ago

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia?

Você sabe quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia? Lembrando que o Hortolândia Mall terá mais de 50...

Chácaras Recreio Chácaras Recreio
Policial2 horas ago

Vítima de violência doméstica, mulher mata companheiro após ser obrigada a consumir drogas, nas Chácaras Recreio

A polícia de Hortolândia foi até o bairro Chácaras Recreio, na divisa entre Hortolândia e Monte Mor, na madrugada desta...

Leilão da Caixa Leilão da Caixa
Nossa Região3 horas ago

Imóveis com até 75% de desconto na região: confira detalhes do Leilão da Caixa

O Leilão da Caixa chegou e dará a oportunidade de pessoas da região de conquistarem um imóvel com descontos de...

Leilão da Caixa Leilão da Caixa
Brasil15 horas ago

Concurso da Caixa oferece 4 Mil vagas em diversas áreas; Salários variam entre R$ 3.762,00 a R$ 14.915,00

A Caixa Econômica Federal (Caixa) divulgou um novo concurso público que promete abrir mais de 4 mil vagas em todo...

estudar estudar
Cursos17 horas ago

Termina neste domingo (25) inscrição para cursinho pré-vestibular gratuito

O prazo para inscrição nas turmas 2024 do cursinho popular “Triu João Leandro” termina neste domingo (25/02). O cursinho gratuito,...

manutenção e zeladoria manutenção e zeladoria
Nossa Cidade18 horas ago

Saiba quais regiões de Hortolândia receberam manutenção e zeladoria nas últimas semanas

As equipes de manutenção e zeladoria de Hortolândia estão empenhadas em aprimorar a infraestrutura urbana e promover a beleza da...

placa solar curso placa solar curso
Cursos18 horas ago

Curso gratuito de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia: inscreva-se agora

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia. Promovido pelo Fundo...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia