Nossa Cidade

Prefeitura inaugura Casa Quilombola neste sábado (16)

Um novo espaço para realização de oficinas de valorização da cultura negra será inaugurado neste sábado (16/01), às 9h. O projeto “Casa Quilombola – para a Valorização da Cultura e Direitos dos Negros”, órgão da Chefia de Gabinete, por meio da Prefeitura de Hortolândia, está localizada na rua Amélia de Camargo Blumer, nº 461, no Remanso Campineiro. No evento haverá apresentação do mestre Trava, do Grupo Berimbau de Ouro, da Oficina de Capoeira de Angola. A implantação do  projeto é uma conquista por meio de um convênio firmado com o Ministério da Justiça, através do Fundo de Direitos Difusos.

Segundo a chefe do Setor de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, Rosali Nazarete Madalena, o objetivo da ação é sensibilizar e mobilizar toda a população para a valorização do negro. Uma das metas é  implantar ações afirmativas eficientes que contribuam com a autonomia econômica e social, por meio de capacitações e qualificações profissionais da cultura negra e demais etnias, através do perfil da capacitação oferecida. “É preciso integrar ações para realização da construção e promoção da Igualdade Racial, viabilizando a interlocução de projetos”, comentou Rosali.

Serão realizadas oficinas gratuitas de cozinha culinária cigana, dança, capoeira da angola, fabricação de objetos da cultura afrobrasileira, além de aulas de inglês e espanhol, com foco na preparação da população para o mercado de trabalho, ampliando as oportunidades de emprego. A primeira oficina em andamento será a de capoeira que está com as inscrições abertas e terá início no dia 18 deste mês. Interessados devem se inscrever na Casa Quilombola, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sair da versão mobile