Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura ampliará quantidade de frutas, verduras e legumes servidos na merenda escolar

merenda

Produtos provenientes da Agricultura Familiar beneficiarão 40 mil alunos

A Prefeitura de Hortolândia fará, ainda neste semestre, chamamento público para a inclusão de mais de 40 produtos provenientes da agricultura familiar nos cardápios da merenda escolar. A meta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é utilizar, no mínimo, 30% dos valores mensais gastos com alimentação na compra de produtos mais nutritivos e de alta qualidade, beneficiando mais de 40 mil alunos de escolas públicas, municipais e estaduais. A Administração entende que investir em merenda é investir em educação.

Anuncio

[ad id=”14221″]

Atualmente, quatro itens deste tipo são oferecidos na merenda: banana, goiaba, alface e chicória. A fornecedora conveniada, a Cooperativa de Produção e Comercialização Assentamento Sumaré, reúne 78 agricultores inscritos. Duas vezes por semana, quatro caminhões da Prefeitura saem carregados de alimentos que serão entregues em unidades escolares municipais e estaduais.

Advertisement

Entre os itens que serão incluídos no novo chamamento público estão

abóbora, abacate, acelga, abobrinha, beterraba, brócolis, batata-doce, rúcula, berinjela, cenoura, tangerina, chuchu, caqui, espinafre, couve-flor, inhame, tomate, laranja, mandioca, manga, maracujá, pepino, rabanete e repolho.

Ampliação dos investimentos

De acordo com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, ao menos 30% dos recursos recebidos do governo federal via PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) deveriam ser investidos nos produtos da agricultura familiar. No entanto, em 2016, a gestão passada investiu somente 7,26% neste fim.

Advertisement

A situação, constatada pelo CAE (Conselho de Alimentação Escolar), foi questionada por meio de ofício enviado à Prefeitura. “No início do ano, conversamos com a atual gestão, que se comprometeu em ampliar os itens para atingir a meta. Vou com frequência ao assentamento e tenho acompanhado toda semana o transporte dos alimentos e percebemos a mudança”, afirma a presidente do CAE, Enieli Moira Longhi.

Além da mudança nas quantidades, mudou também a logística de transporte. Agora, após pesagem e separação no próprio assentamento, os alimentos são colocados em caixas etiquetadas, na quantidade certa destinada a cada escola. Antes a separação era feita em Hortolândia, num dos espaços da Secretaria.

“Adorei a mudança e as conselheiras também”, afirma Moira. “O alimento é muito bom, mais natural, tem um sabor maravilhoso. Minha filha, que antes não comia goiaba, agora come. Além disso, a compra dos produtos de origem familiar tem um aspecto social importante, de incentivo à agricultura”, avalia.

Em fevereiro deste ano, mesmo com menos dias letivos e com o feriado do Carnaval, a Prefeitura atendeu o percentual mínimo dos 30% da meta mensal. Em março, os gastos com os produtos da agricultura familiar atingiram a marca de 38%. Nos dois meses, somados, foram adquiridas 32,335 toneladas de alimentos vindos da agricultura familiar: 18,531 toneladas de goiaba, 11,846 toneladas de banana, 1,073 tonelada de chicória e 0,885 tonelada de alface.

Advertisement

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a nova política de educação municipal, além de pensar na base curricular, visa aumentar, ainda mais, a saúde dos alunos, melhorar o aprendizado e incentivar hábitos de alimentação saudável. “Primeiro que a agricultura familiar, além da qualidade dos produtos, faz parte da política de economia solidária. Muito mais que a obrigatoriedade de atingir a meta dos 30%, é importante valorizarmos os agricultores da região, investirmos em produtos de qualidade e, consequentemente, na saúde dos alunos”, ressaltou o secretário.

O secretário ainda valorizou outros aspectos do investimento. “Com o novo chamamento público e com a inclusão de mais itens, teremos não só uma melhora na merenda, mas no aproveitamento e rendimento escolar dos alunos”, avalia.

Para o nutricionista da Secretaria, Marlon Zanardi, responsável pelo convênio, “o programa é importante, pois possibilita que os alunos tenham acesso a frutas e verduras frescas, melhorando o valor nutricional da alimentação escolar e ainda promove o fortalecimento da agricultura familiar”. Além disso, ressalta Zanardi, “os alunos também são multiplicadores de conhecimento e levarão para casa hábitos de alimentação saudável, praticados na escola”.

Segundo a presidente do Conselho, a ampliação da quantidade de itens traz ainda outro benefício: a diversidade dos alimentos que compõem os cardápios. “Com isso, a gente consegue ter variedade, o que é muito importante. Os estudantes do Fundamental, que antes só comiam maçã e banana, agora comem também goiaba. Antes na salada tinha acelga. Agora entrou também alface e chicória. Não tem monotonia no cardápio”, destaca.

Advertisement

PNAE

Implantado em 1955, o PNAE garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA-Educação de Jovens e Adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

O objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

A Lei nº 11.947/2009 determina a utilização dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

Advertisement

A aquisição de gêneros alimentícios é realizada, sempre que possível, no mesmo município das escolas, mas, se não houver, as escolas poderão utilizar a demanda entre agricultores da região, território rural, estado e país, nesta ordem de prioridade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes5 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade8 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade10 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade11 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região11 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial16 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial16 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares