Prefeito acompanha concretagem em obra do Parque Santa Fé

 

A obra de implantação do Parque Linear Santa Fé, em realização pela Prefeitura na região do Parque Gabriel, prossegue com a concretagem de sistemas de amortecimento da correnteza. O prefeito Angelo Perugini acompanhou, nesta quinta-feira (08/03), o trabalho no canteiro de obras, onde operários trabalham numa espécie de escadaria, que servirá para reduzir a velocidade da água da chuva, que será escoada entre duas lagoas de contenção de enchentes, em fase final de implantação do parque. De acordo com informações da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, 91% de etapas da obra já foram executadas e o serviço deve ser concluído até maio.

Anuncio


A primeira lagoa tem capacidade para até 537.192 metros cúbicos de água. Na segunda lagoa, a capacidade de armazenamento é de até 152.309 metros cúbicos de água. O espaço de lazer contará, ainda, com pista de caminhada, ciclovia e equipamentos de lazer, compondo uma nova área de descanso, com muito verde, para desfrute da população. 

“Esta é uma obra grande em tamanho e importância, pois deixará no passado o histórico de enchentes que Hortolândia enfrentava. Antes mesmo de ser concluída, as lagoas já estão funcionais e captam a água da chuva. Com a obra pronta, além de evitar as enchentes, vamos oferecer uma nova área de lazer para a população”, destacou o prefeito, durante visita ao local.

Com as obras de contenção de enchentes, parte da água da chuva ficará armazenadas nas lagoas de contenção de enchentes. O restante da água, escoará de forma mais lenta pelo Córrego Santa Clara, até atingir o Ribeirão Jacuba, se onde segue o curso normal. O sistema de amortecimento que está sendo concretado nesta semana tem a função de reduzir a força da correnteza que chegará ao córrego.

Corredor Ecológico

O projeto de implantação do Parque Santa Fé, na área que vai desde a região do Jardim Santa Fé até o Parque Gabriel, às margens do Córrego Santa Clara, foi desenvolvido em 2012, na gestão do prefeito Angelo Perugini. A obra é realizada em parceria com o Governo Federal. A retomada do projeto do Corredor Ecológico com a implantação de parques socioambientais e áreas de lazer no entorno de córregos é uma das metas da atual Administração.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Sair da versão mobile