Unicamp desenvolve pesquisa que cria exame eficaz para evitar infartos

evitar infartos

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, desenvolveram uma inovadora abordagem para evitar infartos, utilizando inteligência artificial (IA) para detectar precocemente placas de gordura na região das carótidas.

O método proposto destaca-se por sua acessibilidade, podendo ser realizado em qualquer lugar com equipamentos de ultrassom convencionais, amplamente disponíveis em hospitais.

Por mais humilde que seja um centro médico, é possível fazer o exame, desde que haja um aparelho de ultrassom que tenha esse dispositivo vascular capaz de gerar uma imagem suficiente para ser processada.

Após a realização do exame de ultrassom, o sistema alimentado por inteligência artificial identifica a camada interna da artéria, conhecida como “íntima”, permitindo a análise da espessura das placas de gordura no estágio inicial de formação.

O hortolandense Guilherme A. Costa, Coordenador de TI na FCM-Unicamp, falou ao Portal Hortolândia da importância da tecnologia nas pesquisas clinicas e o avanço que traz nos diagnósticos precisos. “A TI tem tido um papel importantíssimo, tanto no suporte quando na implementação das novas tecnologias…”, completou Guilherme.

Mais detalhes sobre o procedimento para evitar infartos

Há sugestão para duas formas de implementação dessa tecnologia aprimorada:

Agora, o passo seguinte, segundo detalha o coordenador da pesquisa, Andrei Sposito, é que “precisa ser feito a partir da sociedade civil ou governamental para transformar isso numa tecnologia disponível, porque isso envolve uma escala que na universidade a gente não tem estrutura capaz de fazer.”

Sair da versão mobile