Parque Socioambiental do Jardim Amanda avança com novo vertedouro e será o maior espaço de lazer de Hortolândia

Jardim Amanda

O projeto de implantação do Parque Socioambiental do Jardim Amanda segue avançando e deve ganhar uma nova etapa importante: a construção de um vertedouro próximo à rua Benjamin Constant, após a segunda lagoa do bairro. A intervenção integra o conjunto de melhorias ambientais previstas para transformar a região no maior espaço de lazer de Hortolândia.

Para iniciar a obra, a Prefeitura aguarda a concessão da outorga do DAEE, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, responsável pela gestão e segurança hídrica no estado.

Como funcionará o novo vertedouro

De acordo com a Secretaria de Obras, o dispositivo atuará como dissipador de água, direcionando o fluxo no sentido do Córrego Terra Preta.

O projeto prevê:

A estrutura foi planejada para controlar a força da água e reduzir riscos de erosão, contribuindo para a preservação ambiental e a segurança da área.

Segundo a Secretaria de Obras, a execução depende apenas da liberação formal do órgão estadual, já que o serviço está previsto no contrato das intervenções em andamento no parque.

Canalização do córrego já apresenta resultados

Em janeiro, a Prefeitura concluiu a canalização de um trecho do córrego do Jardim Amanda que passa próximo à EMEF Tarsila do Amaral.

A obra continua em outro ponto e, ao final, serão canalizados cerca de 5,10 metros do curso d’água que atravessa o parque e deságua na primeira lagoa do bairro.

O diferencial da intervenção está na tecnologia empregada, que evita o escoamento de material vegetal das margens para a água, reduzindo impactos ambientais e contribuindo para a qualidade hídrica.

Maior área de lazer da cidade

O Parque Socioambiental do Jardim Amanda já entregou à população:

Com as próximas etapas, como novo campo da Mina, vertedouro da segunda lagoa, espaços de convivência e bicicletários, o parque alcançará 385 mil metros quadrados de área total.

Além disso, estão previstas:

A proposta é integrar lazer, mobilidade e sustentabilidade em um único espaço urbano.

Investimento faz parte do novo PIC

A implantação do parque integra o novo Programa de Investimentos do Município, anunciado pelo prefeito Zezé Gomes em dezembro de 2023. Os recursos são provenientes do Fonplata, fundo voltado ao desenvolvimento da Bacia do Prata.

O projeto reforça a estratégia da administração municipal de combinar infraestrutura, proteção ambiental e qualidade de vida para a população.


Perguntas e respostas sobre o Parque Socioambiental do Jardim Amanda

O que é o vertedouro que será construído?
É uma estrutura para controlar e direcionar o fluxo de água até o Córrego Terra Preta.

Por que a obra depende do DAEE?
Porque o órgão estadual é responsável pela gestão e segurança dos recursos hídricos.

Qual será o tamanho do parque?
A área total chegará a 385 mil metros quadrados.

Quais equipamentos já foram entregues?
Campo society, academia ao ar livre, playground, quadra e ciclovia.

De onde vêm os recursos da obra?
Do Fonplata, fundo internacional de desenvolvimento.

Qual o objetivo principal do projeto?
Unir lazer, sustentabilidade e melhoria ambiental para a cidade.

Sair da versão mobile