Hortolândia inicia campanha Outubro Rosa

outubro Rosa

A Prefeitura de Hortolândia deu início às atividades da campanha Outubro Rosa, mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Tradicional no município, a programação foi aberta no último dia 30 de setembro com a chegada da Carreta da Mamografia, que realizará exames para a população.

A administração municipal preparou uma série de ações que integram conscientização, prática esportiva e inclusão social, visando alertar as mulheres sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce da doença, que é a que mais mata mulheres em todo o mundo.

Campanha do Outubro Rosa em Hortolândia

De acordo com a secretária adjunta de Governo, Jéssica Guimarães, a campanha contará com atividades diversificadas para todos os públicos. “São ações para todas as idades que envolvem diversas secretarias e mesclam, por exemplo, esporte e inclusão social. Convidamos todos a estar atentos sobre o assunto, levar as informações adiante e participar desta luta pela vida”, afirmou. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em aliar desenvolvimento urbano à promoção da saúde e bem-estar da população.

A diretora do Departamento das Mulheres, Josefa Teixeira, destacou a conexão entre saúde e atividade física. “Cuidar da saúde e atividade esportiva caminham lado a lado. Serão muitas atividades que vão alertar as mulheres sobre essa necessidade do autocuidado. A conscientização abre os caminhos para a informação”, comentou. A programação completa do Outubro Rosa está disponível para consulta no canal oficial da Prefeitura.

Preparativos para o Novembro Azul

A Prefeitura também adianta os preparativos para o Novembro Azul, campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esta é a segunda neoplasia mais comum entre os homens no Brasil, com previsão de mais de 70 mil novos casos apenas em 2023.

A recomendação médica é que homens a partir dos 50 anos realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA, enquanto aqueles com histórico familiar devem iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos. As ações da campagem, assim como ocorre no Outubro Rosa, integrarão esporte e informação para promover o autocuidado masculino.

Sair da versão mobile