Operação Natal é prorrogada e balanço aponta 131 ocorrências registradas pela GM

operação natal

A “Operação Natal”, promovida pelas forças de segurança da Prefeitura, foi prorrogada até 2 de janeiro. A ação, que inicialmente seria encerrada na próxima segunda-feira (23/12), teve sua continuidade anunciada nesta quinta-feira (19/12) pela Secretaria de Segurança.

Durante o período de 9 a 19 de dezembro, a Guarda Municipal (GM) registrou 131 boletins de ocorrência, incluindo 29 flagrantes.

Segundo a Secretaria, a atuação ostensiva da Guarda, aliada ao uso de tecnologia, contribuiu para prevenir crimes comuns nesta época do ano, como furtos, roubos, violência doméstica e tráfico de entorpecentes.

As ferramentas utilizadas incluem câmeras com leitores de placas (OCR), totens de segurança e integração com sistemas como o Córtex, do Governo Federal, que acessa dados de órgãos de segurança.

Até janeiro, a GM de Hortolândia manterá presença reforçada em praças, parques e áreas comerciais, especialmente onde ocorrem eventos natalinos e onde o comércio funciona em horário estendido.

O patrulhamento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e em horários reduzidos aos finais de semana. A ação também abrange bairros como Jardim Amanda, Jardim Rosolém e Jardim Interlagos, com foco em segurança preventiva.

A operação terá atenção especial durante a virada de ano, incluindo fiscalização de perturbações ao sossego, regulamentadas pela Lei Complementar 102/2019. Infrações podem resultar em multas no valor de 1.000 UFMH, equivalente a R$ 4.538,50. A GM está disponível 24 horas pelos telefones 153 ou 08000-111-580 para solicitações de serviços e emergências.

Sair da versão mobile