Obras do viaduto da Vila Real avançam com instalação das primeiras vigas em Hortolândia

Obras do viaduto da Vila Real

Obras do viaduto da Vila Real, em execução pela concessionária Rumo, avançaram nesta segunda-feira, 30 de junho, com o içamento e a colocação da primeira viga sobre os pilares de sustentação. O dispositivo integra o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura de Hortolândia, anunciado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes no final de 2023.

A estrutura promete transformar a mobilidade urbana na cidade, ligando as avenidas Santana e São Francisco de Assis e eliminando um dos principais pontos de risco: a antiga passagem de nível.

Instalação das vigas segue em ritmo acelerado

Ao todo, serão instaladas 50 vigas de concreto, pesando entre 44 e 55 toneladas e com comprimentos entre 26 e 33 metros. A previsão é que 27 vigas sejam colocadas até o próximo dia 07 de julho, e as outras 23 entre 28 de julho e 2 de agosto. Após a finalização dessa etapa, terá início o lançamento das pré-lajes dos tabuleiros — serão 2.600 peças, formando a base que receberá o asfalto.

Na sequência, a obra entra na fase de concretagem dos cinco vãos (tabuleiros), marcando a finalização da superestrutura do viaduto.

Viaduto terá quatro pistas e ciclovia

O viaduto terá 385 metros de extensão e 21 metros de largura. Serão quatro pistas centrais, duas no sentido Santana–São Francisco de Assis e duas no sentido contrário. Nas laterais, haverá um passeio simples e um passeio com ciclovia, priorizando a circulação de pedestres e ciclistas.

Segundo a Rumo, o projeto atende a uma demanda antiga dos moradores e tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança viária no local.

Ampliação da rotatória da Avenida Santana

Como parte da intervenção, está prevista também a ampliação da rotatória da Avenida Santana, necessária para adequar o novo fluxo de veículos. “Essa ampliação será feita para acompanhar a nova dinâmica de circulação da região”, destacou o secretário de Obras, Sérgio Torrecillas.

A obra representa um passo importante no desenvolvimento urbano de Hortolândia, com impacto direto na mobilidade, segurança no trânsito e infraestrutura viária da cidade.

Sair da versão mobile