Hortolândia registra primeiro óbito por Dengue em 2025

primeira vacina brasileira contra a dengue

A Prefeitura de Hortolândia confirmou o primeiro óbito por Dengue neste ano. De acordo com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, o caso é autóctone, ou seja, foi contraído no município. A vítima era uma mulher de 82 anos, moradora da região do Jardim Amanda.

Para intensificar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, a UVZ realizará ações de nebulização no Jardim Amanda durante o período do Carnaval. A atividade ocorrerá neste sábado, domingo, segunda e terça-feira (01, 02, 03 e 04/03). A região já havia recebido ações de busca ativa no início do ano.

A Prefeitura solicita a colaboração dos moradores para que permitam a entrada dos agentes da UVZ em suas residências durante a nebulização. Os profissionais estarão devidamente identificados com crachá e uniforme.

Dados epidemiológicos em 2025:

Cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti

A Prefeitura reforça a importância da população redobrar os cuidados para evitar a reprodução do mosquito, especialmente após o registro do óbito. Água parada é o principal fator que favorece a proliferação do Aedes aegypti, e pequenas ações podem fazer a diferença:

Descarte correto de materiais

A Prefeitura orienta que os materiais que podem acumular água sejam descartados corretamente nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e materiais recicláveis), espalhados por diversas regiões da cidade. A lista completa dos PEVs está disponível no portal da Prefeitura AQUI.

Período de chuvas exige atenção

O verão, com suas chuvas intensas e frequentes, é a época do ano em que o risco de proliferação do mosquito aumenta. Por isso, a colaboração de todos é essencial para evitar novos casos e óbitos por Dengue. A Prefeitura reforça: combater o Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos.

Sair da versão mobile