A Prefeitura de Hortolândia iniciou as obras do novo Parque Socioambiental do Jardim Santa Emília, que será construído às margens do Córrego Jacuba — trecho recentemente canalizado com a tecnologia de geotêxtil (bolsacreto) em 232 metros de extensão. A previsão é que o parque seja entregue ainda no próximo semestre.
Novo Parque Socioambiental do Jardim Santa Emília
O espaço, com 1,2 km de extensão, contará com:
- 1 km de ciclovia;
- 714 m de pista de caminhada;
- Playground;
- Academia ao ar livre;
- Áreas de descanso e convívio;
- Arborização e paisagismo.
A obra beneficiará moradores do Jardim Santa Emília, Vila Inema, Chácaras Reymar e Jardim do Lago, e é financiada com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata).
“Avançamos com um espaço que vai unir lazer, esporte, convivência e cuidado com o meio ambiente”, destacou o prefeito Zezé Gomes, lembrando que a canalização do córrego trouxe mais segurança e saneamento para a região.
A ação integra uma estratégia municipal de recuperação ambiental que inclui a revitalização da nascente do Ribeirão Jacuba — realizada em 2025 com a inauguração do Parque Aloízio Pereira Silva no Parque Perón. Com novos parques, Hortolândia amplia suas áreas verdes públicas, promovendo qualidade de vida, sustentabilidade e lazer para a população.
