Na manhã de hoje (25), Hortolândia deu início a nova etapa do projeto VivÁrvore: cidade inteligente e sustentável, agora com foco em eficiência energética. A nova etapa foi lançada na EMEF Professora Helena Futava Takahashi, no Jardim Campos Verdes, em um evento que contou com a presença do secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo, junto à comunidade escolar.
Voltado aos alunos da rede municipal, o VivÁrvore tem como objetivo promover a conscientização sobre arborização urbana, sustentabilidade e uso de energias renováveis. Por meio de atividades lúdicas e interativas, as crianças aprendem sobre temas essenciais como mudanças climáticas e práticas sustentáveis. O projeto integra ações pedagógicas com foco em um futuro mais consciente e conectado ao meio ambiente.
A nova etapa do Projeto VivÁrvore está em 13 escolas municipais
Atualmente, o VivÁrvore já está presente em 13 escolas municipais que foram contempladas com painéis solares fotovoltaicos, impactando diretamente mais de 5,2 mil alunos do 1º ao 5º ano. As instituições participantes incluem escolas como EMEF Villagio Ghiraldelli, EMEF Boa Esperança – José Roque de Moura, EMEF Tarsila do Amaral, entre outras.
O projeto é conduzido pela equipe de Educação Ambiental do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), com uma metodologia criativa que envolve desde contação de histórias com a personagem “Angelina”, até quizzes interativos e visita do mascote “Solito”. Além dos benefícios diretos para os estudantes, a iniciativa também atinge professores, gestores e famílias, ampliando a consciência ambiental para toda a comunidade escolar.
