Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino de Hortolândia participaram, na manhã desta quarta-feira (01/10), de uma visita à nascente 237 no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A atividade integra o projeto “Conhecendo Nossas Nascentes”, uma iniciativa da Prefeitura que tem como objetivo apresentar à população as fontes de água naturais do município, incentivando sua preservação.
A ação, realizada em parceria pelas Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos e de Educação, Ciência e Tecnologia, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, incluiu a instalação de uma placa informativa com QR Code ao lado da nascente. O código fornece dados detalhados sobre a nascente 237, que está preservada e deságua em uma lagoa de águas cristalinas dentro do parque.
Conscientização desde a Infância
Alunos das escolas Emeb Josias da Silva Macedo e Emei Jardim Amanda I participaram da atividade e demonstraram compreensão sobre a necessidade de preservação. Zala Khan Safi, 10 anos, comentou: “É importante que as crianças entendam e se importem. A água não é para sempre.” João Gabriel Manzi Bernardi, 11 anos, complementou: “Se a água pode acabar, temos que valorizar o que temos aqui.”
Preservação e Monitoramento
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Hortolândia possui 109 nascentes mapeadas no Plano de Revitalização, sendo 20 delas monitoradas e consideradas ativas. A nascente 237 é uma das principais, por não receber tubulações de águas pluviais e manter-se com água pura.
Semana de Mostra Ambiental
A ação também marca a abertura da Semana de Mostra Ambiental no parque, que antecede o Dia das Crianças (12/10). Nesta quinta e sexta-feira (02 e 03/10), a população poderá conferir, na Sala Ecológica, uma série de projetos ambientais realizados pela Prefeitura.
Sobre o Projeto “Conhecendo Nossas Nascentes”
Lançado em março deste ano, o projeto visa apresentar nascentes acessíveis para visitação, apreciação e estudo, alinhando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Prefeitura também anunciou a conquista de R$ 1 milhão em recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos para recuperar quatro nascentes na área verde do Terras de Santa Maria.
