23 de junho de 2024
Nossa Cidade

Mutirão da Catarata já beneficia mais de 100 pessoas em Hortolândia

Cirurgias pagas pela Prefeitura são feitas na Santa Casa de Misericórdia, em Santa Bárbara d’Oeste

catarata hortolandia

Cerca de um mês após o início do Mutirão da Catarata, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, mais de 100 munícipes já foram beneficiados pela medida. Nesta segunda-feira (24/06), mais 30 pacientes e seus acompanhantes viajaram gratuitamente até Santa Bárbara d’Oeste, onde são realizadas as cirurgias.

Iniciada no dia quatro de maio, a ação tem por objetivo reduzir à metade, até julho deste ano, a fila dos que esperam por cirurgia de catarata na rede municipal. Estavam à espera do procedimento aproximadamente 400 pessoas que, na maioria, têm entre 50 e 70 anos de idade.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura realizou outra ação desta natureza, com o intuito de eliminar as filas de espera por procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde) no município: um mutirão de endoscopia, que beneficiou 500 pessoas.

Biometria

A Administração investiu cerca de R$ 200 mil, em parceira como governo do Estado, na compra de 230 operações, que estão sendo realizadas na Santa Casa de Misericórdia, em Santa Bárbara d’Oeste. Todos os pacientes beneficiados neste mutirão passaram por triagem e avaliação com equipe local de médicos e enfermeiros. Depois, fizeram outra avaliação clínica, na cidade vizinha. Após a realização da biometria, exame oftalmológico feito para calcular o grau da lente intra-ocular a ser implantada na cirurgia de catarata, recebem informações sobre data e hora da operação.

A cada sábado, entre 30 e 35 pacientes são operados, semanalmente. Além da biometria e da cirurgia, cada paciente recebe colírios e insumos para fazer exames pré e pós-operatórios e tem direito a duas consultas de retorno no hospital onde é feito o procedimento. Se necessário, continua a receber atendimento oftalmológico nas unidades de saúde da rede municipal de Hortolândia.

Os ônibus que fazem o trajeto até Santa Bárbara são cedidos pela Secretaria de Educação, que atua em parceria com a Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência. De acordo com Paula Nista, secretária de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, o objetivo da medida é não só reduzir o tempo de espera por este tipo de cirurgia oftálmica, mas sobretudo melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98