Connect with us

Nossa Cidade

Morador do Nossa Senhora de Fátima encontra escorpião dentro de casa

Avatar de Redação

Published

on

20200213 015848 600x337 1

O morador Diego Batista, do bairro Nossa Senhora de Fátima, encontrou um escorpião mesa da cozinha de sua casa ontem a noite (12).

Preocupado, ele fotografou e encaminhou ao Portal Hortolândia. “Essa noite encontrei um filhote de escorpião em cima da mesa, estou com medo de ter mais. Nunca tinha visto até hoje nenhum aqui em minha casa. Tenho uma criança pequena de 4 anos”, disse o morador.

Anuncio


Calor provoca surgimento de escorpiões dentro das casas

Os escorpiões que muitas vezes ocupam áreas externas como bueiros e terrenos baldios, invadem as casas no verão para se esconder em lugares escuros e úmidos.

Advertisement

Locais que acumulem material, como dispensas, armários, quintais, favorecem o aparecimento do bicho, pois estes locais contribuem para o surgimento de insetos, como baratas e gafanhotos, alimento preferido dos escorpiões.

O mais comum visto nas casas – o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) – tem entre 6 e 7 centímetros de comprimento e é considerado o mais venenoso da América do Sul. O seu veneno pode ser letal em crianças e idosos. E muita atenção: eles andam em pares. Portanto caso se deparar com um, se prepare, porque ainda tem outro por aí.

Uma medida comum que as pessoas tomam para se proteger dos escorpiões é colocar bloqueadores de pano nas portas e também redes nos ralos, mas a medida não é comprovadamente segura.

Veneno para inseto mata escorpião?

Advertisement

Não. Na verdade, o veneno causa um efeito contrário, atiça-os para fora de suas tocas e ainda faz com que eles se reproduzam mais rapidamente, lançando de 20 a 30 filhotes no ambiente.

Prevenção é a solução!

Como o veneno de insetos não funciona e você não quer correr o risco de enfrentar um, o melhor mesmo é evitar o acúmulo de lixo e entulho dentro e se possível, ao redor da sua casa.

Ande sempre calçado e mantenha sua casa limpa e livre de sujeira. Coisas simples fazem muita diferença, portanto anote outras dicas:

Advertisement

– Evite deixar louça na pia da cozinha;

– Retire o lixo do banheiro diariamente;

– Tampe todos os buracos não usados da casa: tomadas, conexões de telefone, ralos e pias. Assim você evita o surgimento de baratas e outros insetos, que são a principal fonte de alimentação dos escorpiões;

– Mantenha camas e berços afastados pelo menos 10 cm da parede;

Advertisement

– Evite que lençóis e mosquiteiros de berço toquem o chão;

– Se tiver jardim em casa, mantenha-o sempre aparado e bem cuidado;

– Despeje água sanitária semanalmente nos ralos;

– Antes de se vestir, bata os sapatos, luvas, bolsas, etc. Sacuda as roupas (inclusive as de cama) para ver se não existem escorpiões dentro;

Advertisement

– Use galhos secos de lavanda ou sementes nas janelas, portas e gavetas. Escorpiões não gostam do cheiro.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Nova onda de calor no Sudeste chega em breve e pode afetar Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Nova onda de calor no Sudeste

Uma nova onda de calor no Sudeste. Isso é o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo previsões do Climatempo e do MetSul. Além da nossa região, a alta nas temperaturas afetará o Centro-Oeste e o Sul.

A previsão é a de que o sol chegue forte esta semana e permaneça por até o dia 2 de maio, ou seja, muita hidratação e proteção contra os raios solares.

Anuncio


O fenômeno fará com que a temperatura média de abril termine mais elevada. Mas além dessas três regiões destacadas acima, parte dos estados de Rondônia, Tocantins e Bahia também sentirão essas mudanças.

Cidades do Centro-Oeste e interior de São Paulo, como é o caso de Hortolândia, poderão atingir marcas de 37ºC a 39ºC.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Confira quando a Praça da Cidadania, em Hortolândia, será inaugurada

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Praça da Cidadania

Nesta quinta-feira (25), Hortolândia celebra a entrega da Praça da Cidadania, um projeto colaborativo entre o Governo do Estado de São Paulo e o município. A solenidade de inauguração está marcada para as 10h, na Praça da Cidadania de Hortolândia, situada na Rua Congonhas, 505, no Jardim Nova América.

O evento contará com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

Anuncio


O Programa Praça da Cidadania, coordenado pelo Fundo Social de São Paulo, visa estabelecer espaços públicos que promovam inclusão social, ofereçam oportunidades de aprimoramento profissional e incentivem a participação comunitária, especialmente para indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Além de fomentar a prática esportiva e proporcionar momentos de lazer, a praça também servirá como um centro de qualificação profissional, abrigando a Escola de Qualificação Profissional.

Advertisement

Detalhes da inauguração da Praça da Cidadania

A inauguração da Praça da Cidadania em Hortolândia marca um momento histórico, sendo a primeira unidade do programa implantada em um município do interior do estado de São Paulo.

Atualmente, o projeto concentra-se na região da Grande São Paulo, com unidades em Guarulhos, Itapevi, Osasco, Santo André, além dos bairros Vila da Paz e Paraisópolis, na capital paulista. O Fundo Social de São Paulo tem planos para estabelecer outras 14 unidades em todo o estado, ampliando o alcance e o impacto positivo do programa.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Hospital Municipal de Hortolândia


Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a inserção de um cateter PICC em uma paciente infantil de um ano de idade.

O procedimento, que ocorreu na sexta-feira (19), foi conduzido pela equipe médica do hospital e coordenado pela enfermeira Daniela Carvalho dos Santos, responsável pelo setor Linha de Cuidado Materno Infantil. O cateter PICC (cateter central de inserção periférica) é um dispositivo utilizado em pacientes que necessitam de medicação por períodos prolongados, facilitando a administração dos tratamentos.

Mais detalhes sobre o procedimento inédito no Hospital Municipal de Hortolândia

Anuncio


No caso da paciente em questão, o cateter foi necessário para possibilitar a administração de antibióticos. A criança, que já estava internada há um mês para tratamento de broncopneumonia, enfrentava dificuldades para encontrar acessos venosos. Diante dessa necessidade, a equipe médica optou pela inserção do cateter PICC, garantindo assim a continuidade do tratamento de forma adequada.

A coordenadora Daniela Carvalho dos Santos ressaltou a importância da habilitação dos profissionais de enfermagem para a realização desse tipo de procedimento. Ela destacou que o cateter PICC só pode ser inserido por profissionais devidamente capacitados, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.

Advertisement

Apesar do procedimento, a paciente permanece internada, consciente e sob os cuidados da equipe médica, acompanhada pela mãe. A previsão é de que receba alta na próxima semana, após garantir que seu estado de saúde esteja estabilizado e que o tratamento seja eficaz. Essa conquista representa mais um avanço na oferta de serviços de saúde de qualidade à comunidade de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Hortolândia Hortolândia
Policial2 horas ago

Homem é preso após agressões físicas e psicológicas contra a companheira em Hortolândia

Na noite de ontem (22), a polícia de Hortolândia se dirigiu até o bairro Vila São Pedro, após receberem relatos...

Nova onda de calor no Sudeste Nova onda de calor no Sudeste
Nossa Cidade2 horas ago

Nova onda de calor no Sudeste chega em breve e pode afetar Hortolândia

Uma nova onda de calor no Sudeste. Isso é o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo previsões do Climatempo...

Lua Cheia Rosa Lua Cheia Rosa
Brasil2 horas ago

Saiba como ver a Lua Cheia Rosa, fenômeno que ocorrerá hoje (23) no céu de todo país

Na noite de hoje (23), um fenômeno conhecido como Lua Cheia Rosa poderá ser visto no céu de todo país....

Consimares Consimares
Nossa Região3 horas ago

Escola em Elias Fausto implanta projeto de compostagem em parceria com o Consimares

Estudantes da Escola Municipal Aparecida do Carmo Maschietto, em Elias Fausto, estão se tornando verdadeiros agentes de mudança ao aprenderem...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade4 horas ago

Confira quando a Praça da Cidadania, em Hortolândia, será inaugurada

Nesta quinta-feira (25), Hortolândia celebra a entrega da Praça da Cidadania, um projeto colaborativo entre o Governo do Estado de...

mega-sena mega-sena
Brasil8 horas ago

Sorteio da Mega-Sena oferece prêmio de R$ 3,5 milhões hoje à noite

A Caixa Econômica Federal realizará o sorteio do concurso número 2716 da Mega-Sena nesta terça-feira (23), com um prêmio estimado...

curso profissionalizante de Soldador curso profissionalizante de Soldador
Cursos20 horas ago

Inscrições gratuitas para curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em...

Advertisement
cinema

Populares