A Prefeitura de Hortolândia iniciou, na última terça-feira (03), a fase de atendimento e conferência documental das famílias pré-selecionadas para as primeiras 400 unidades habitacionais do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ no município. A movimentação no Paço Municipal é intensa, já que mil famílias pré-selecionadas devem passar pelo crivo da Secretaria de Habitação até o final deste mês. O atendimento é etapa obrigatória para a validação das inscrições, conforme critérios do Governo Federal.
Nos dois primeiros dias, o fluxo foi significativo. Na terça-feira, 41 pessoas compareceram, sendo que apenas oito entregaram a documentação completa. Já na quarta-feira (04/02), houve 65 comparecimentos, com 18 dossiês completos sendo aceitos. Os candidatos que apresentaram documentos faltantes tiveram seus atendimentos reagendados. A secretaria alerta que quem perder a data marcada deve comparecer pessoalmente ao Paço para remarcar.
Dessas mil famílias pré-selecionadas, apenas 520 serão efetivamente escolhidas: 400 titulares e 120 suplentes para o empreendimento em construção no Jardim Amanda. A seleção final não será por sorteio, mas pelo novo sistema de priorização por pontos do Governo Federal, estabelecido pela Portaria MCID nº 738, de julho de 2024. Os critérios beneficiam famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
As 400 unidades, cujas obras começaram no início do ano, têm previsão de entrega em 18 meses. Esta é a primeira etapa do programa na cidade, com mais 800 moradias planejadas para os próximos anos. “A oferta de novas moradias para quem mais precisa é fundamental no nosso cuidado com as pessoas. Esta parceria com o Governo Federal é um pilar para o desenvolvimento que buscamos”, afirmou o prefeito Zezé Gomes.
