Mais vagas na educação integral em Hortolândia, confira:

Na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto de 2024, a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral Amaral, localizada no Jardim Amanda, recebeu a cerimônia de entrega das novas salas de aula. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, incluindo crianças, pais, responsáveis, profissionais da educação e autoridades locais. A ampliação do espaço, que agora inclui três novas salas de aula, possibilitou a criação de 150 novas vagas no programa de Educação Integral, beneficiando crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Com a conclusão da reforma, a escola ampliou seu atendimento de 100 para 250 estudantes nas atividades do programa, que ocorre no contraturno das aulas regulares. Segundo a diretora Míriam Izabel da Silva, a adição dessas salas representa um avanço significativo para a comunidade escolar, permitindo que mais crianças participem de atividades extracurriculares e reforço escolar.

Para a dona de casa Graciele Barbosa, residente no Jardim Amanda, a ampliação foi uma benção. Seu filho, Kauê Rafael, de 9 anos, agora pode frequentar a escola em período integral, o que também facilita a vida de Graciele, que trabalha como monitora escolar. “Ficou bom. Ele queria muito ficar mais na escola, porque a prima falou que era muito gostoso. Gostei também porque me ajuda nos meus intervalos de trabalho. Não preciso mais pagar alguém para ficar com ele”, conta Graciele.

Durante o evento de inauguração, as crianças da Educação Integral apresentaram performances artísticas, musicais e teatrais, abordando o importante tema do bullying. Além disso, o “Projeto Acolhedores” foi introduzido, onde alunos do 4º e 5º anos ajudam os novatos do 1º ao 3º ano a se adaptarem ao ambiente escolar e a promoverem um clima acolhedor.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia anunciou que as reformas na EMEF continuarão com a revitalização do auditório da escola. As intervenções incluirão a troca de assentos e a climatização do espaço, com início previsto para este mês. Essas melhorias são financiadas com recursos próprios da Administração Municipal.

As reformas na EMEF Maria Célia Cabral Amaral foram realizadas em parceria com a OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira Paula, que também atua em outros projetos educacionais em Hortolândia, como Robótica e Educação Especial/Inclusiva. Desde agosto de 2023, a OSC colabora com a Prefeitura para oferecer 800 vagas para creche, visando zerar a fila de espera na Educação Infantil do município.

Atualmente, o programa de Educação Integral abrange cerca de 5 mil estudantes de 1º ao 5º ano em 19 escolas de Hortolândia. O programa oferece atividades artísticas, culturais, esportivas, de lazer, cidadania e reforço escolar, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças. A abordagem está alinhada com os princípios da BNCC de 2018 e o Currículo Municipal – Integra Saberes, que reconhece a formação humana como um processo multifacetado.

Sair da versão mobile