A arte da escrita ganhou vida e reconhecimento em Hortolândia. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, acaba de publicar dois livros que reúnem frases, crônicas e poesias de 83 alunos participantes da oficina de redação e produção de texto realizada no segundo semestre deste ano.
Uma das obras é composta por textos de 17 crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pela ONG Casa Ekballo, na Comunidade Santa Rita. No livro, elas homenageiam os pais, descrevem suas vidas, momentos felizes e brincadeiras preferidas, falam sobre o bairro e a cidade onde moram e revelam seus sonhos profissionais para o futuro. A publicação também inclui uma seção com desenhos feitos pelas crianças.
Já a segunda obra, intitulada “Histórias que querem voar”, compila poemas e crônicas escritos por 66 alunos da Escola Estadual Professor Antonio Zanlucchi, no Parque do Horto. A coletânea inclui ainda textos produzidos por estudantes da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) da mesma escola.
De acordo com a Secretaria de Cultura, todos os alunos autores receberão um exemplar das obras. Os livros também serão incorporados ao acervo da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte e ficarão disponíveis para consulta e empréstimo gratuito à população.
“O projeto ‘O Livro’ foi desenvolvido com o objetivo de valorizar as histórias reais de seus participantes, por meio da linguagem cultural do livro e da literatura”, explicou Eliane Silva, chefe de serviço de formações e oficinas da pasta. “Para 2026, nosso propósito é ampliar essa ação para outros espaços culturais, fortalecendo o acesso e a valorização das narrativas locais”.
Atualmente, a Prefeitura oferece mais de 40 oficinas e cursos em unidades culturais do município. As atividades serão retomadas para novas turmas a partir de março de 2026.
