A Prefeitura de Hortolândia segue com ações de manutenção para mitigar os impactos das enchentes na região de baixada do Jardim Ricardo, enquanto cobra das concessionárias a solução estrutural definitiva para o problema.
Nesta semana, as equipes da Administração Municipal concluíram a manutenção e realocação de tubulações de águas pluviais e esgoto em dois pontos críticos da Rua Osvaldo José Andreotti, seguida da aplicação de uma nova camada de asfalto para recompor o pavimento e evitar acidentes.
Além disso, o serviço rotineiro de limpeza do canal na área, realizado desde 2019, continua com a poda de vegetação e remoção de lixo e entulho para evitar obstruções. Outras medidas já implementadas incluem a instalação de placas de alerta sobre risco de alagamento e o planejamento do reforço estrutural da ponte sobre o canal no Jardim Ricardo, obra prevista para o primeiro semestre de 2026.
Paralelamente às ações paliativas, a Prefeitura intensificou a pressão por uma solução permanente. Na quinta-feira (4), o prefeito Zezé Gomes criou uma Frente de Trabalho e convocou uma reunião emergencial com deputados estaduais, vereadores e representantes da Concessionária Rodovias do Tietê, Sabesp e Rumo Logística. O objetivo é fiscalizar o cumprimento de uma ação judicial que obriga a concessionária a executar a obra de substituição das tubulações sob a rodovia SP-101 (km 7), epicentro do problema.
A reivindicação é clara: a atual tubulação, com capacidade de vazão de apenas 5 metros cúbicos por segundo, precisa ser substituída por uma com capacidade de 25 m³/s para suportar o volume de água de toda a bacia hidrográfica da região. O investimento necessário para a obra é estimado em R$ 15 milhões. “Chega de paliativos. Estamos falando de vidas”, reforçou o prefeito, referindo-se à tragédia ocorrida em novembro, quando uma jovem morreu após seu carro ser arrastado por uma enxurrada no local.
